![Núria Madruga diverte-se com os filhos no "Green Fest"](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2024/06/240607_DSC00175-1265x1080.jpg)
Núria Madruga diverte-se com os filhos no Green Fest, um festival organizado pelo Fórum Viseu, que visa promover as boas práticas ambientais.
No mês em que se celebra as crianças, mas também o Ambiente, a atriz aliou dois dos seus temas preferidos e viajou até Viseu com o marido, Vasco Silva, e os quatro filhos, os gémeos Sebastião e Salvador, de 13 anos, Lourenço, de 6, e Vicente, de 1, para um divertido programa familiar, em que a preocupação pelo ambiente e sustentabilidade andaram aliados à brincadeira.
Os mais novos puderam praticar arborismo, reciclagem, participar em workshops de jardinagem, culinária e desenho e ainda saber mais sobre espécies de fauna e flora da zona de Viseu. Mas Núria não ficou de fora: participou ativamente, fazendo parceria com os filhos e conta à CARAS como educa para a sustentabilidade.
– Como família, o que fazem para proteger o ambiente?
Núria Madruga – Muito. Cada vez mais preocupo-me com o presente, mas essencialmente com o futuro. Penso muitas vezes como estará o planeta na altura dos meus netos. Quase todos os dias temos notícias de desastres ambientais e isso é a prova como andamos a tratar mal o ambiente. Para mim, é assustador e tento chamar a atenção dos meus filhos para isso. Sinto que a nova geração é muito mais recetiva a fazer algo do que muitos adultos.
– O que fazem para proteger o ambiente?
– Tentamos fazer todos um bocadinho lá em casa e no nosso dia a dia. Banhos rápidos, ter cuidado com as torneiras abertas, reciclagem, comprar o mínimo de plástico possível. Obviamente que, numa casa com quatro crianças, nem sempre fazemos o mais correto, mas estamos todos os dias a evoluir e a mensagem que temos de ter em mente é: o planeta é a nossa casa e temos de cuidar o melhor possível dele.
– Os mais velhos já ajudam em pequenas ações?
– A nova geração está muito desperta para esta temática, mas obviamente que se os pais não tiverem nenhum tipo de cuidado, eles também não vão ter. Eu sou sempre a “chatinha” com o gasto de água por exemplo. Eles já vão ajudando e, muitas vezes, até são eles que chamam a atenção para algumas situações. Por norma são eles que põem o lixo nos ecopontos, têm cuidado com o gasto energético, com a duração dos banhos, com o gasto desnecessário de coisas que não precisam e que encostam para um canto depois de uns dias
– O que significou este dia para todos?
– Gostamos sempre de estar todos juntos, somos uma família que adora a companhia uns dos outros, por isso foi muito bom. Tentamos sempre fazer programas diferentes e eles gostaram muito de conhecer o Green Fest, do Forum Viseu.
– Gostam deste tipo de fim de semana em que se alia passeio com conhecimento?
– Muito, com a curiosidade imensa que as crianças têm é muito importante este tipo de passeios educativos. Aprender a brincar é sempre a maneira mais fácil para eles. Temos quatro filhos com idades diferentes, por isso tentamos sempre que estejam todos bem e felizes.
Veja a galeria de imagens.
Núria Madruga diverte-se com os filhos no “Green Fest”