
Licenciado em Exercício e Bem-Estar pela Uni-versidade Lusófona, Bernardo Cascais dividia o seu tempo entre dar aulas como personal trainer nos estúdios Amplify e trabalhar como modelo, para além de praticar vários desportos, como futebol, ténis e, mais recentemente, jiu-jítsu. Mas, como muitos outros rapazes, o seu sonho era ser ator. Tentou a sua sorte quando foi anunciado que a série juvenil Morangos com Açúcar voltaria aos ecrãs da TVI e também ao canal de streaming Prime Video. Apesar de não ter conseguido à primeira tentativa, prestou novas provas (desta vez ao vivo) e acabou por ser escolhido para protagonizar as quarta, quinta e sexta temporadas desta produção de sucesso. Desde abril que Bernardo está a gravar, mas sempre que tem um tempo livre aproveita para ir a eventos como o da Intimissimi Uomo, que juntou várias estrelas masculinas na Fonte da Telha, Costa da Caparica, onde se realizaram algumas divertidas atividades.
– Nesta Summer Expe-rience, da Intimissimi Uomo, participou em dois workshops: personalizar camisas em linho e aprender a fazer o seu cocktail favorito. Qual preferiu?
Bernardo Cascais – O de personalizar as camisas, pois prefiro tudo o que tenha mais a ver com a parte artística. O dos cocktails foi igualmente muito interessante, embora não eu beba álcool.
– Tê-los feitos na Costa da Caparica deve ter sido perfeito, supondo que gosta do verão, de praia e de comer à beira-mar?
– Sim, foi incrível. Eu quando fazia surf ia muito para a Costa da Caparica surfar e adorava. Ultimamente não tenho tido tempo para o fazer, mas adoro praia e verão.
– Vai estrear-se como ator na 4.ª temporada da série Morangos com Açúcar e logo como protagonista. Aliás, tem o papel principal em três temporadas. Era um sonho antigo?
– O gosto pela representação surgiu quando aceitei um trabalho que, à última hora, acabou não se concretizar. Na altura tivemos uma formação intensa de acting durante cerca de dois meses. Desde aí que o gosto pela representação cresceu e sempre tive interesse em fazer algo nesta área.
– Falhou na primeira seleção do elenco, feita apenas por self tape [gravação em vídeo], mas o casting presencial garantiu-lhe o papel principal. Sentiu-se mais à vontade ao ser avaliado ao vivo?
– Penso que tudo o que seja avaliado ao vivo é sempre mais genuíno. Não sou fã de self tapes, é muito impessoal e podemos repetir as vezes que quisermos – o que pode não ser bom, porque queremos melhorar certas coisas e perdemos o produto inicial que criamos, que muitas vezes é o mais genuíno.

– Soube que iria ser o protagonista já na fase de ensaios. Qual foi a sua reação?
– Fiquei superfeliz, como é óbvio, mas o facto de ser protagonista não me faz trabalhar mais ou menos. Penso que temos de dar 100% e estar focados ao máximo em tudo o que fazemos na vida, dando sempre o melhor de nós.
– Descreva-nos o Leo, o herói da série da TVI e da Prime Video.
– O Leo é um rapaz humilde que vem de um meio muito pobre numa cidade do interior e o seu sonho é dançar e entrar no Conservatório. Consegue uma bolsa no Colégio da Barra e vai para Lisboa atrás desse seu sonho. Pelo meio vão acontecer muitos imprevistos…
– Entre si e a sua personagem de Morangos com Açúcar há uma diferença de nove anos. Como é voltar a ser, ainda que na ficção, um adolescente de 17 anos?
– É um bom desafio. É bom sentir-me mais jovem novamente. Apesar de termos entre nós diferenças de idades, todo o elenco aparenta ter a mesma idade. Por isso não me sinto mais velho do que os meus colegas.

– Ser modelo ajuda-o na arte da representação ou nem por isso?
– O facto de ter sido modelo antes ajudou-me bastante para ter à-vontade frente às câmaras, embora não esteja habituado a ouvir-me falar, que é a parte de que menos gosto. Sem dúvida que os trabalhos que fiz como modelo em publicidade deram-me mecanismos essenciais para esta nova fase da minha carreira.
– Que atores e atrizes mais admira?
– Johnny Depp, Eddie Redmayne, Helena Bonham Carter e Natalie Portman.
– Por último, descreva-se em apenas três palavras.
– Sou trabalhador, brincalhão, envergonhado.