Esta tarde, nos Jogos Olímpicos de Paris ouviu-se A Portuguesa e foi impossível não partilhar da emoção de Iúri Leitão e Rui Oliveira, que acabam de conquistar a medalha de ouro na vertente de Madison em ciclismo de pista, no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines.As lágrimas de felicidade de Iúri Leitão e Rui Oliveira nos Jogos Olímpicos de Paris
No pódio, as lágrimas de Iúri Leitão e Rui Oliveira e a forma emocionada como cantaram o hino de Portugal não deixaram ninguém indiferente:
“Somos campeões olímpicos. Ainda não acredito. Tantos anos à procuca de algo assim e consegui-lo num palco assim… Tenho de agradecer ao meu companheiro de guerra porque sem ele não era possível”, confessou Rui Oliveira aos microfones da RTP logo depois da cerimónia da entrega das medalhas.
“São duas metades que se têm de completar da melhor forma, temos de ser altruistas… é uma prova de companheirsmo, de irmandade”, acrescentou Iúri Oliveira, que esta semana já tinha conquistado a medalha de prata na prova de Omnium, em ciclismo de pista e que se junta assim a Carlos Lopes e Pedro Pablo Pichardo como o atleta português a celebrar mais do que uma medalha olímpica, o que no seu caso é ainda mais especial porque conseguiu fazê-lo na mesma edição dos Jogos Olímpicos.
Também presente no velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, o primeiro-ministro português Luís Montenegro, que está desde ontem em Paris para apoiar os atletas portugueses, não perdeu a oportunidade de tirar uma foto com os novos campeões olímpícos e elogiar esta enorme conquista para o desporto português:
“Parabéns, @ileitaoooo e @roliveira57!
O ouro é nosso!
Ficou mais uma vez demonstrado que, com garra e determinação, os nossos sonhos concretizam-se.
Que orgulho para Portugal!”, escreveu o primeiro-ministro português na rede social X.