
Quase um ano depois da morte de Matthew Perry, a 28 de outubro de 2023. há novos desenvolvimentos e foram agora detidas cinco pessoas, incluindo o assistente pessoal do ator, que ficou mundialmente famoso graças a Chandler Bing, a sua personagem na famosa série Friends.
A autópsia ao corpo do ator, de 54 anos, que foi encontardo morto na sua casa de Los Angeles depois de se ter afogado acidentalmente na banheira, revelaram “efeitos agudos da cetamina” e que levou agora à detenção de cinco pessoas: dois médicos, Salvador Plascencia e Mark Chavez, os traficantes de droga Jasveen Sangha e Eric Fleming, e o assistente pessoal do ator, Kenneth Iwamasa, acusados de integrarem uma rede criminosa cladestina que terá sido responsável por fornecer cetamina a Matthew Perry.
Segundo o procurador-geral dos Estados Unidos, Martin Estrada, “Eles sabiam que o que estavam a fazer colocava o Sr. Perry em grande perigo, mas fizeram-no na mesma.” e são acusados de “se terem aproveitado dos problemas de dependência do Sr. Perry para enriquecerem”. Ainda de acordo com Estrada, durate cerca de dois meses, os médicos forneceram cerca de 20 frascos de cetamina ao ator em troca de 50 mil euros.
“Plasencia viu nisso uma oportunidade de lucrar com o Sr. Perry”, acrEscenta, uma vez que os médicos conseguiam cada frasco a €10,00 e vendiam ao ator por €1820,00. De acordo com a investigação, o médico terá também ensinado ao assistente do ator como injetar-lhe a droga. E segundo o Ministério Público, nos últimos quatro dias de vida de Matthew Perry, o ator levou, no mínimo, 27 injeções de cetamina.
Dos cinco acusados, Mark Chavez, Eric Fleming e Kenneth Iwamasa declararam-se culpados. Por seu lado, ontem na audiência no tribunal de Los Angeles, Salvador Plascencia e Jasveen Sangha, conhecida como a “Rainha da cetamina”, declararam-se inoccentes. A sentença será conhecida no próximo mês de outubro, altura em que se assinala um ano da morte do ator.