Maria de Lourdes Sousa morreu no último sábado, 10 de agosto, aos 101 anos. Uma semana depois da sua partida, Manuel Luís Goucha recorreu às redes sociais não só para agradecer as milhares de manifestações de pesar e carinho, mas também para partilhar um pouco da mulher que foi a senhora sua mãe.Manuel Luís Goucha partilha carta de despedida da mãe
Lembrou o seu percurso como manicure, a importância da sua independência financeira, a forma como tudo fez para que nada faltasse aos filhos, as idas ao cinema, as camisolas de lã feitas pela sua mão… e também confessou que, tal como ele, a mãe não era muito de afetos, o que em nada melindrava o amor que sentia pelos seus filhos.
E foi essse amor que o apresentador da TVI quis também partilhar com os seus seguidores, lendo muma carta de despedida escrita pela mão da mãe há 21 anos e mantida em segredo até à semana passada.
“A minha mãe estava lúcida, perfeitamente lúcida, contudo muito perra na sua locomoção. Contudo, até na morte ela mandou, ela teve a última palavra e deixou-nos uma carta. Surpreendentemente deixou-nos uma carta que, tanto eu como o meu irmão, desconhecíamos existir. Esta carta foi escrita em 2003, portanto há 21 anos, no dia 8 de junho”, começou por explicar Manuel Luís Goucha, avançando logo que apenas o neto Filipe, que tinha uma relação muto especial com a avó, sabia da existência da mesma.”.
Sem esconder a emoção, Manuel Luís Goucha leu-a em voz alta aos seus milhares de seguidores:
“‘Meus filhos Manuel Luís e Carlos Jorge, quando morrer quero ser cremada. Mais uma vez vos peço: quero ser cremada e que deitem as minhas cinzas ao mar porque sou da terra de pescadores. Estarei sempre com vocês. Peço que não sofram com a minha partida mas não se esqueçam de mim. Sempre vos amei muito. Foram a minha alegria. Foram a coisa mais linda e melhor que tive na vida. Eu por vocês daria a minha vida. Sejam amigos e, de vez me quando, pensem na vossa mãe e mandem-me um beijo que eu recebo onde estiver. E também vos mandarei muitos, para vocês meus filhos, para os meus netos, para a Isabel e para o Rui. Muitos beijos, até um dia, estarei sempre ao pé de vocês e peço a Deus por vocês meus filhos e pelos meus netos. Muitos beijos e até sempre’.’
É a minha mãe a surpreender-nos após a morte. Um beijo mamã e obrigado”, acrescenta o apresentador em jeito de despedida.
Assista ao vídeo.