A Affândega da Fé, no Porto, acolheu ontem à noite, 26 de agosto, a 2.º edição da Liga Portugal Awards, que premeia os melhores do futebol português. Uma gala apresentada por Cristina Ferreira e Pedro Pinto, num dia marcado pela morte do antigo treinador do Benfica, Sven Goran Eriiksson, aos 76 anos, vítima de cancro. Figura muito querida pelos amantes do futebol, o seu legado não foi esquecido e, em palco, onde subiu para receber o prémio de Melhor Treinador, Rúben Amorim, atual treinado do Sporting Club de Portugal, fez questão de homenagear Eriksson e deixar uma mensagem aos benfiquistas:
“Eriksson foi um herói de infância para alguns de nós. Um abraço para todos os benfiquistas”, afirmou Amorim, que esteve sempre acompandado por Vicktor Gyökeres, o avançado sueco dos leões, que conqistou o prémio de Melhor Jogador da Liga.
E em noite de homenagens, também André Villas-Boas, o novo presidente do FC Porto, que venceu o prémio “O Futebol és Tu”, quis deixar uma mensagem de agradecimento e elogio ao antigo presidnete Jorge Nuno Pinto da Costa, que luta contra um cancro:
“Boa noite a todos, muito obrigado por este prémio. Este é um prémio que distingue a evolução do futebol português. Temos, sem dúvida, tentarmos aproximar dos adeptos do FC Porto, tentando trazê-los cada vez mais perto e para o seio do clube. Um agradecimento especial a Jorge Nuno Pinto da Costa, quero agradecer-lhe por tudo o que fez pelo FC Porto. Peço-vos uma salva de palmas especial para ele.”
Uma noite de festa na qual foram entregues os seguintes prémios:
Prémio ‘O Futebol que nos Une’: Associações Distritais e Regionais de Futebol
Reconhecimento internacional: European Leagues
Campeão LP Meu Super: Santa Clara
Talento que marca o mundo: Artur Soares Dias
Prémio Futebol Feminino: SL Benfica
Prémio Allianz CUP: SC Braga
Prémio O Futebol és Tu: FC Porto
Prémio Parceiro do Ano: Betclic
Prémio golo do ano: João Mendes (Vitória SC)
Melhor Jogador: Vicktor Gyökeres (Sporting CP)
Melhor Treinador: Rúben Amorim (Sporting CP)
Campeão Betclic: Sporting CP
Prémio Prestígio: José Pereira (ANTF)
Hall of Fame: Paulo Sousa
Mérito Liga Portugal: Fernando Gomes (FPF)
Presidente LP: Fernando Santos
Treinador LP Meu Super: Tiago Margarido (CD Nacional)
Melhor Jogador LP Meu Super: Nenê (AVS)
eLiga Portugal: FC Famalicão
LP Youth: Sporting CP
Legends: Sporting CP