O ator norte-americano James Earl Jones morreu na segunda-feira dia 9, aos 93 anos de idade em sua casa em Dutchess, Nova Iorque. A voz aguda de James Earl Jones ficou mundialmente conhecida. E tudo graças ao vilão Darth Vader de Star Wars, e por também ter dado voz a Mufasa no filme de animação O Rei Leão, da Disney. Ator e dublador James Earl Jones, morreu aos 93 anos
Sem revelar a causa da morte, o agente do ator Barry McPherson referiu, em comunicado, que James Earl Jones “morreu de manhã, rodeado por entes queridos e familiares”.
James Earl Jones nasceu em 1931 numa quinta em Arkabutla, Mississipi. Após ser abandonado pelo pai, criança, foi criado por uma “avó racista” como refere o The New York Times.
James Earl Jones deixou sua casa cedo e trabalhou no setor de restauração, sem ainda saber que o estrelato de Hollywood o esperava.
O ator estreou-se em palco em 1958, no Cort Theater, na Broadway, no musical Sunrise at Campobello, no mesmo teatro que, em 2022, recebeu um novo nome em sua homenagem: James Earl Jones Theater.
Desde 1958 até 2021 entrou em mais de 80 filmes, o último dos quais Coming 2 America, contracenou com outras estrelas de Hollywood como Arnold Schwarzenegger e Eddie Murphy.
James Earl Jones é um dos 21 artistas distinguidos com o EGOT, isto é, os prémios Emmy (televisão) Grammy (Música), Óscar (cinema) e Tony (teatro).
Quanto à sua vida pessoal, foi casado pela primeira vez com a atriz e cantora Julienne Marie. A sua segunda mulher foi a também atriz Cecilia Hart, que morreu em 2016, e com quem teve o seu único filho Flynn Earl Jones, de 42 anos.