A versatilidade de Afonso Pimentel, de 42 anos, foi distinguida com o prémio de Melhor Ator de
Ficção por dois dos projetos que integrou: a série Matilha, da RTP1, e Rabo de Peixe, da Netflix.
Foi aos 14 que se estreou como ator, no filme Adeus Pai, de Luís Filipe Rocha. Com a longa-metragem, ganhou o Prémio de Melhor Ator Jovem, do Festival Internacional de Moscovo e a sua primeira nomeação para um Globo de Ouro.
Apesar de ter sido ator quase por acidente, quando foi escolhido num casting que pediu à mãe para ir fazer, desde o filme que partilhou com Fernanda Serrano que nunca mais parou. Não gosta das luzes da ribalta, mas é fascinado por câmaras voltadas para ele ou nas suas mãos. O que gosta mesmo é de captar a essência do mundo à sua volta. Seguiram-se variados papéis, tanto no cinema como na televisão. De Médico de Família, a Amo-te Teresa, passando por A Minha Família é uma Animação, Ana e os Sete, Morangos com Açúcar, Floribella, esteve presente enquanto adolescente e jovem adulto em séries e novelas juvenis. Mas não só. O ator fez muito cinema, curtas e longas-metragens, depois regressou às novelas e também aí o seu talento foi inquestionável.
O teatro também não ficou fora da equação. Em 2023, foi dirigido por João Lourenço, no Teatro Aberto, em Demónios Menores, de Bruce Graham. Os dois voltaram a trabalhar juntos em A Vida de Galilei, de Bertolt Brecht. Em 2006, participou na peça Pedras Rolantes, de Pedro Ribeiro, numa encenação de António Pires.
Desde 2007 que também assina várias produções como realizador, tendo vencido o Prémio Sophia para a Melhor Curta-Metragem de Ficção com Encontradou o, filme que representou Portugal nas Les Nuits en Or, da Academia Francesa de Cinema.
Como ator, foi galardoado com um Globo de Ouro, em 2007, na categoria de Melhor Ator pela interpretação no filme Coisa Ruim, de Tiago Guedes e Frederico Serra. Foi também integrado na lista de premiados do Shooting Stars da European Film Promotion, recebendo das mãos de Judi Dench e Cate Blanchett, o Studio Hamburg Shooting Stars Award.
Globos de Ouro: Afonso Pimentel eleito Melhor Ator na categoria de Ficção
O ator recebeu o galardão pelo desempenho em “Matilha” e “Rabo de Peixe”
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites