Um ano depois de ter vencido o segundo Globo de Ouro de Melhor Ator de Cinema pela sua interpretação em Restos de Vento, do realizador Tiago Guedes, Albano Jerónimo volta a ser distinguido com o mesmo galardão, desta vez pelos seus desempenhos nos filmes O Pior Homem de Londres, de Rodrigo Areias, e The Nothingness Club – Não Sou Nada, de Edgar Pêra.
A primeira longa-metragem passa-se numa Londres vitoriana, onde um homem de espírito aventureiro e grande argúcia: Charles Augustus Howell, the Portugee, nascidode mãe portuguesa e pai inglês, agente de grandes artistas e negociador de arte, agente secreto e mestre na chantagem se movimenta.
Já na longa-metragem de Edgar Pêra que traz os heterónimos de Fernando Pessoa, o ator é Álvaro de Campos.
Nascido nos arredores de Lisboa a 30 de junho de 1979, Albano Jerónimo estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou-se no cinema em 2003, com o filme Antes que o Tempo Mude detém atualmente um vastíssimo currículo, com destaque para Como Desenhar um Círculo Perfeito, Mistérios de Lisboa, A Morte de Carlos Gardel ou As Linhas de Wellington.
O ator é também uma presença constante na televisão, onde participou em novelas como Lusitana Paixão, Ninguém Como Tu, Dancin’Days ou Flor Sem Tempo, nas séries Liberdade 21 e Mulheres, entre muitos outros trabalhos. Em 2023, entrou na produção portuguesa para a Netflix Rabo de Peixe e recentemente na novela da SIC Senhora do Mar.
Fez igualmente carreira no teatro, onde integrou os elencos de O Mercador de Veneza, Um Elétrico Chamado Desejo, Oslo, Pocilga, Quarteto ou Orgia.