Aos 34 anos, Bárbara Reis é uma das grandes promessas da representação. A atriz brasileira que podemos ver no papel de protagonista na novela da Globo Terra e Paixão, exibida na SIC, esteve em Portugal e conversou com a CARAS sobre a sua breve passagem pelo nosso país e sobre os seus desafios profissionais e pessoais.
– É a primeira vez que está em Portugal?
Bárbara Reis – Sim e estou a adorar. É uma viagem curtinha, de três dias apenas, terei de voltar para ficar uma temporada maior.
– O que a está a surpreender mais?
– Tenho visto coisas lindas, as ruas e os monumentos, mas principalmente esta recetividade muito positiva em relação a mim e à novela. Fui abordada muitas vezes, gravei até vídeos com as pessoas para levar esse registo comigo. O meu coração ficou cheio com o carinho dos portugueses.
– O que lhe dizem os portugueses?
– Que adoram a novela, que se identificam com a minha personagem, que ela é uma mulher de fibra, guerreira. Percebi que as telenovelas do Brasil são muito importantes, muito familiares para o público português. Muitos passaram as suas vidas a assistir às novelas brasileiras. Encontrei senhoras mais velhas que me disseram que desde há muito tempo conhecem atores brasileiros como Tony Ramos e Glória Pires e que os acompanham há anos, é como se eles fossem também parte da família e acredito que parte desse carinho vem disso.
– É bom para o ator ter esse feedback do público?
– Sim, isso é o que alimenta o ator, além da arte, é você fazer o seu trabalho e saber que o que faz com tanto amor, carinho e dedicação consegue atingir quem está assistindo.
– O que conseguiu ver em Lisboa nestes três dias?
– Passeei bastante pelo centro, conheci a Avenida da Liberdade, fui até ao Cais do Sodré, à Praça do Comércio. Adorei a vista do Elevador de Santa Justa, achei lindo o Cais das Colunas, o Arco da Rua Augusta. Andei bastante e senti-me muito segura, tranquila, e foi interessante porque nunca tinha viajado sozinha.
– E a comida portuguesa, teve oportunidade de experimentar?
– Sim, não posso deixar de falar no pastel de nata, que comi alguns… muitos! Disse que ia comer só um, mas não dá, infelizmente. Não sou muito chegada ao bacalhau, mas até provei um bastante cremoso, um bacalhau espiritual delicioso.
– E assim que regressar ao Brasil qual será o seu próximo projeto?
– Tenho um filme engatilhado para começar a filmar com o meu marido, Raphael Najan, que também é ator.
– Por falar no seu marido, casou-se há um ano. Qual é o balanço destes primeiros 365 dias de casada?
– Na verdade, já vamos para o quarto ano do nosso relacionamento. Estou a adorar poder partilhar a minha vida com o meu marido. É maravilhoso ter alguém que nos abraça, está connosco nos momentos de vulnerabilidade e fragilidade. O meu marido foi a pessoa que mais esteve comigo durante a gravação da novela, que foi muito intensa e árdua, ele deu-me bastante equilíbrio emocional.
– E planeiam ter filhos, faz parte dos vossos projetos?
– Sim, não é um plano para agora, acreditamos que ainda temos jornadas profissionais para percorrer antes disso. Mas com certeza que no futuro, não sei se daqui a uns cinco anos, quero ser mãe.
– O teatro também faz parte da sua jornada artística?
– Sim, gosto muito de teatro. Mas estou há oito anos ininterruptos na televisão e não tive nenhuma brecha para me poder dedicar ao teatro.
– Há tanto tempo no ar, não sente vontade de fazer uma pausa nas novelas?
– Gosto muito do que faço. O ócio é fundamental para renovar a criatividade, a energia, mas até hoje não tive esse desejo de ter um ano sabático ou de fazer uma pausa maior. Confesso que sou workaholic.
Veja também o vídeo do making of com Bárbara Reis.