
Fotos: @rafaelnadal
Aos 38 anos, o campeão espanhol retira-se dos “courts” ao fim de mais de duas décadas de carreira ao mais alto nível. E a data para o adeus do maior tenista espanhol de sempre e um dos melhores do mundo já tem data e local marcados: a Taça Davis, que se realiza em Málaga, Espanha, entre os dias 19 e 24 do próximo mês novembro.Rafael Nadal anuncia o fim da carreira
Através de um vídeo emocionante Rafel Nadal anunciou assim aos fãs a sua decisão:
“Olá a todos. Estou aqui para vos dizer que vou retirar-me do ténis profissional”, começa por dizer de forma tranquila mas que foi – para quem conhece o seu profissionalismo e paixão pelo ténis – de certeza um momento difícil e emotivo.
“Não tenho sido capaz de jogar sem limitações. É uma decisão difícil, que me levou muito tempo a tomar. Nesta vida, tudo tem um princípio e um fim. E é a altura certa. Tem sido uma carreira muito mais bem sucedida do que alguma vez poderia ter imaginado”, explica o tenista.

“Estou muito entusiasmado com o facto de o meu último torneio ser a Taça Davis e representar o meu país. É o fechar do círculo”, acrescenta o vencedor de 22 títulos do Grand Slam, 36 Masters 1000, 5 Taças Davis, 2 medalhas olímpicas e um Prémio Príncipe das Astúrias.
Nadal agradeceu ainda o carinho que recebeu ao longo da sua carreira, na qual foi sempre exemplo e referência dentro e fora do court:
“Sinto-me muito afortunado por tudo o que pude viver. Quero agradecer a toda a indústria do ténis, a todas as pessoas envolvidas neste desporto, aos meus parceiros de tantos anos, especialmente aos meus grandes rivais. Passei tantas horas com eles e vivi muitos momentos que vou recordar para o resto da minha vida”, confessou.
Por fim, uma mensagem especial para a família, a profissional e a de sangue:
“Falar da minha equipa é um pouco mais difícil para mim, porque no final a minha equipa tem sido uma parte muito importante da minha vida. Não são trabalhadores, são amigos e estiveram ao meu lado em todos os momentos em que realmente precisei deles. Momentos muito maus, momentos muito bons, momentos em que tiveram de me apertar, momentos em que tiveram de me soltar. Vivemos tantas coisas juntos que é difícil de explicar. A família é tudo para mim”, afirma, sem esconder a emoção.

As palavras mais bonitas guardou-as para os de casa:
“A minha mãe [Ana María Parera], penso que fez todos os sacrifícios que tinha de fazer para que tivéssemos sempre tudo. A minha mulher, Mery, estamos juntos há 19 anos, obrigado por tudo o que fizeste. Acho que foste a minha companheira de viagem perfeita durante todos estes anos da minha carreira. Chegar a casa todos os dias e ver como o meu filho está a crescer tem sido uma força que me tem mantido realmente vivo e com a energia necessária para continuar”, revela, seme squecer outros membros importantes da família como a imã, Maribel Nadal; o tio Tony Nadal; e o pai, Sebastián Nadal.
Por último os seus fãs, de todo o mundo, de todos os quadrantes e de todas as modalidades:
“Não tenho forma de vos agradecer o que me fizeram sentir. Deram-me a energia de que precisei em todos os momentos. De facto, tudo o que vivi foi um sonho tornado realidade. Parto com a absoluta tranquilidade de ter dado o meu melhor, de ter feito um esforço em todos os sentidos. Só posso terminar dizendo: mil agradecimentos a todos e até breve.”. temina.Rafael Nadal anuncia o fim da carreira
E como seria de calcular, já são milhares os comentários à sua publicação e entre eles de muitas celebridades e desportistas como, por exemplo, Cristiano Ronaldo
“Rafa, que carreira incrível a tua! A tua dedicação, paixão e incrível talento inspiraram milhões de pessoas em todo o mundo. Foi uma honra testemunhar o teu percurso e poder chamar-te amigo. Parabéns por uma carreira fantástica e desfruta da tua reforma!”, escreveu o futebolista