Liliana Campos sempre foi atenta ao seu corpo e à sua saúde e a recente descoberta da prática do método de Pilates com máquinas veio reforçar essa intenção de tentar cuidar de si o melhor que consegue. A apresentadora, de 53 anos, garante que as suas aulas no Kuantic Pilates Studio, em Miraflores, têm tido um forte impacto físico e mental, desde a melhoria da flexibilidade e postura até aos benefícios para o sono e bem-estar geral.
– O que a motivou a começar a prática de Pilates nesta fase da vida?
Liliana Campos – Nunca fui uma pessoa de fazer atividade física, mas, no início deste ano, comecei a sentir-me muito mais flácida. Dizem que é importante para o envelhecimento estar ativa. Vê-se bem a diferença, em pessoas mais velhas, as que têm maior agilidade, as que sempre se mexeram mais. Eu sabia que tinha de fazer alguma coisa. Um dia passei aqui perto, resolvi entrar, marquei uma aula experimental, gostei e fiquei. Isto foi em abril. Estou muito feliz comigo porque não falhei nenhuma aula desde então. E não foi só o Pilates. De repente comecei também a ter aulas de padel [risos].
– Descobriu que afinal gostava de atividade física…
– Temos que gostar muito do que estamos a fazer. Isto para mim passou a ser prioritário, não falho por nada. É pouco tempo, mas já começo a notar resultados no corpo.
– Que mudanças notou? Algum impacto direto a nível de postura, flexibilidade e tonificação muscular?
– Vais percebendo que vais tendo mais flexibilidade. Há coisas que eu não fazia no início e que agora já consigo fazer. Vais conhecendo melhor o teu corpo e vais corrigindo. Depois sentes que há partes do teu corpo que desconheces e que começas a senti-las e a trabalhá-las. A esse nível já se conseguem sentir diferenças.
– Que conselhos daria a quem esteja a pensar começar a prática de Pilates?
– Arrependo-me muito de não ter começado mais cedo, mas temos mesmo de querer fazer isto. Não se pode vir para aqui sem se gostar e eu tive a sorte de, quer no padel, quer no Pilates, ter encontrado professores que perceberam que eu não pretendo ser nenhuma campeã. Quero vir para aqui e sentir-me bem, quero tudo com calma. Não quero vir contrariada ou arranjar desculpas para não vir.
– Nota também benefícios a nível mental, melhorias na concentração e relaxamento, por exemplo?
– Noto. Por exemplo, não tenho insónias, mas sempre tive dificuldade em adormecer, e à quarta-feira, que é o dia em que tenho Pilates de manhã e padel à tarde, é quando adormeço melhor.