Com uma vida profissional fascinante, que se dividiu entre a Marinha e a televisão, António Monteiro Coelho, de 79 anos, que foi comandante e depois diretor das Relações Exteriores da TVI, decidiu partilhar as suas histórias num livro intitulado Missão Cumprida.
Nesta biografia são reveladas muitas das aventuras vividas durante os 27 anos na Marinha e 17 no canal de Queluz, do qual foi um dos fundadores. “Fui para a Marinha por vocação e para a TVI por paixão. Assisti a todo aquele entusiasmo de ver nascer uma estação. O melhor que posso dizer é que valeu a pena. O livro não é a história da TVI. Limitei-me a contar o que vivi, tal como na Marinha”, disse no lançamento da obra, que decorreu no Museu da Marinha, em Lisboa, e contou com a presença de amigos, ex-colegas e família: na fila da frente, sentaram-se a mulher, Ana, uma das protagonistas destas memórias, os filhos, noras e netos.
A apresentação esteve a cargo do almirante Melo Gomes, companheiro de armas, que destacou o facto de o autor ter conseguido escrever “um livro que não magoasse ninguém”, o que descreve como “extraordinário”, e de José Eduardo Moniz, que recordou os bons momentos vividos ao lado do comandante. “Monteiro Coelho foi sempre um diplomata. Estabeleceu uma relação de grande respeito com a Comunicação Social. É um profissional e homem de grande seriedade. O facto de estarmos tantos aqui significa isso mesmo: reconhecimento”, sublinhou.
Fotos: João Lemos