
A propósito da sua presença na estreia de um documentário sobre a copywriter que criou, há 51 anos, o icónico slogan da L’Oréal Paris “Porque eu mereço”, conversámos com Rita Ferro Rodrigues sobre questões relacionadas com o empoderamento feminino e a luta pela igualdade. “Infelizmente esse slogan ainda é muito atual. Nós nem deveríamos ter de o dizer constantemente, mas a verdade é que nós, mulheres, o fazemos, até para justificarmos que estamos apenas a ter um momento para nós próprias. Às vezes dou por mim a dizer aos meus filhos: agora vou jantar com as minhas amigas”, reconhece a comunicadora, de 48 anos, admitindo que, embora os filhos, Leonor, de 22 anos, e Eduardo, de 13 anos, saibam que ela “merece”, ainda há um certo sentimento de culpabilidade.

Falando de novas gerações, Rita diz-se impressionada com a evolução das jovens e acredita que estas já têm um entendimento mais claro dos seus direitos: “Fico pasmada com a maravilha de miúdas que há nesta nova geração, que já têm conhecimento dos seus direitos, de quando podem bater o pé. Direitos pelos quais outras mulheres, as suas mães, avós, bisavós, lutaram para que hoje estejam um bocadinho mais empoderadas, mas ainda falta muito. Quem está convencido de que esta luta acabou, está muito enganado. Aliás, basta vermos o mundo à nossa volta e percebemos que temos de estar sempre muito atentos. A qualquer momento os nossos direitos, que achamos adquiridos, podem ser-nos retirados. Nada é adquirido para sempre, infelizmente.” A apresentadora afirma ainda: “Se nós, mulheres, nos ajudarmos umas às outras, se formos sempre o ‘pé de ladrão’ de cada uma, o mundo muda e muda para muito melhor, e conseguimos finalmente a igualdade.”