Algumas histórias estão destinadas a brilhar de geração em geração, e Patrícia Silva é a prova de que o talento, aliado à paixão, cria campeões. A jovem atleta portuguesa conquistou recentemente a medalha de bronze nos 800 metros dos Campeonatos do Mundo de Atletismo em pista coberta, em Nanjing, China. Uma conquista histórica, que carrega um peso simbólico especial, já que Patrícia é filha do medalhado olímpico Rui Silva e da atleta Susana Cabral, e ainda neta de Carlos Cabral.
Três gerações de campeões
O talento de Patrícia é um tributo à sua linhagem desportiva. O seu avô, Carlos Cabral, destacou-se em provas de meio-fundo e corta-mato. Das suas várias conquistas destaca-se a medalha de prata nos 800 metros nos Campeonatos Ibero-Americanos de 1983, realizados em Barcelona.
Susana Cabral seguiu os passos do seu pai, dedicando-se ao atletismo, especializando-se em provas de velocidade prolongada e meio-fundo. Em 1991, sagrou-se campeã nacional júnior nos 800 metros. No mesmo ano conquistou os títulos nacionais nos 1.500 e 3.000 metros em pista coberta. Hoje dedica-se a treinar e apoiar as novas gerações no atletismo, sendo treinadora da filha.
Rui Silva, além de ter conquistado o 3º lugar nos 1500 metros dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, sagrou-se campeão mundial nos 1500 metros dos Campeonatos Mundiais em Pista Coberta em 2001, alcançou três títulos de campeão europeu nos 1500 metros em campeonatos europeus em pista coberta, e bateu inúmeros recordes.
Medalha olímpica ao peito com apenas 4 anos
Patrícia Silva tinha 4 anos quando o pai conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A CARAS estava no aeroporto de Lisboa quando o atleta chegou a Portugal e fotografou Patrícia sorridente, enquanto exibia, com orgulho, a medalha do pai.
Patrícia Silva herança de ouro
O futuro da atleta continuará certamente a ser brilhante, pelo que as suas conquistas vão continuar a inspirar as próximas gerações.