
O comediante e ator britânico Russell Brand foi formalmente acusado de crimes sexuais, incluindo violação e agressão sexual, relacionadas com quatro mulheres. Os alegados incidentes ocorreram entre 1999 e 2005, em Bournemouth e Westminster, Londres.
Estas acusações surgem na sequência de uma investigação de 13 meses iniciada após uma exposição mediática do caso, em 2023, no jornal The Sunday Times e no programa Dispatches do Channel 4.
O comediante, de 50 anos, que deverá comparecer no Tribunal de Magistrados de Westminster a 2 de maio de 2025, nega todas as alegações, afirmando que as suas relações passadas foram consensuais. A Polícia Metropolitana e a Scotland Yard continuam a investigação, encorajando outras potenciais vítimas a apresentarem queixa.
Russel Brand foi apresentador da MTV, ator de Hollywood e ativista, tendo-se dedicado nos últimos tempos a uma carreira de influenciador de bem-estar online. O ator vive na Florida com a família, sendo esperado o seu regresso ao Reino Unido para o julgamento.
Recorde-se que o comediante foi casado com Katy Perry entre 2010 e 2012, tendo mais tarde refeito a sua vida ao lado de Laura Gallacher, de quem teve dois filhos, Mabel, de 8 anos, e Peggy, de 6. Em junho de 2023, Russell revelou que ele e a mulher estavam à espera de um terceiro filho, mas desconhece-se a data de nascimento e o nome do mesmo.
