
(Em atualização)
Pelas 17h08 (hora em Portugal), o fumo branco no topo da Capela Sistina, no Vaticano, anunciava ao mundo que os 133 cardeais reunidos no Conclave haviam eleito o sucessor do Papa Francisco. Milhares de fiéis, erguendo bandeiras de diferentes nacionalidades, começaram a juntar-se na Praça de São Pedro para assistir à revelação do novo Papa.
Pelas 18H13, o anúncio foi divulgado ao mundo. “Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos Papa”, em tradução literal). O novo e 267.º Sumo Pontífice é Robert Francis Prevost, de 69 anos, o cardeal norte-americano, nascido a 14 de setembro de 1955, em Chicago. Assumindo o nome de Leão XIV, é o primeiro papa norte-americano da história.
Às 18H24 (em Portugal), Leão XIV surgiu pela primeira vez, e sorridente, aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro. “Que a paz esteja com todos vós. Caros irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo nascido, o Pastor que deu a vida pelo povo de Deus. Quero que este pedido de paz entre no vosso coração, no das vossas família, onde estiverem. Que a paz esteja convosco”, foram as suas primeiras palavras como novo líder da Igreja Católica: “Esta é a paz de Cristo renascido, uma paz desarmada, humilde. Vem de Deus que nos ama a todos incondicionalmente. Ainda temos nos ouvidos a voz frágil, mas corajosa, do Papa Francisco. O Papa que benzia Roma, dava também a sua bênção ao mundo inteiro. Permitam-me dar continuidade àquela bênção. O mal não prevalecerá. Vamos em frente, sejamos discípulos de Cristo. A humanidade precisa dele para chegar a Deus e ao ser amor. Ajudem-nos também a construir pontes. Todos unidos para sermos um só povo e em paz. Obrigada ao Papa Francisco.”
O Papa Leão XIV agradeceu ainda aos todos os seus “irmãos cardeais” o voto de confiança para torná-lo o novo líder da Igreja Católica.
Antes de torna-se Papa, Robert Prevost foi, de 2023, prefeito do Dicastério para os Bispos, um cargo influente no Vaticano, coordenando a escolha de novos bispos no mundo.
Missionário no Peru
Robert Francis Prevost foi estudante de Teologia na Catholic Theological Union, na sua cidade-natal, e concluiu a licenciatura e doutorado em Direito Canônico, na Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma.
Entre 1985 e 1998, o novo Papa foi missionário no Peru, onde serviu como pároco e professor de seminário. Em 2015, Robert Francis Prevost foi nomeado bispo de Chiclayo, onde permaneceu até 2023. Durante esse período, também se naturalizou cidadão peruano.
“Que possamos todos caminhar junto a caminho da pátria que Deus preparou para nós. Temos de procurar juntos uma Igreja missionária, que construa pontes de diálogo a todos os que precisam da nossa caridade, presença e amor. E se me permitem uma saudação também em espanhol, à minha querida diocese do Peru”, referiu ainda o Papa Leão XIV.
Recorde-se que o Papa Francisco, o 266.º da Igreja Católica, faleceu a 21 de abril de 2025, aos 88 anos. O seu funeral, a 26 de abril, reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro. Após a homilia da missa das exéquias, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, seguiu-se o cortejo fúnebre, sendo o caixão do Papa recebido na Basílica de Santa Maria Maior, onde escolheu ser sepultado.

Saiba mais sobre a eleição do novo Papa na próxima edição da revista CARAS, que chega às bancas na quarta-feiras. Pode adquirir ainda em formato digital na loja online da Trust in News. Acompanhe ainda todas as novidades em CARAS.pt