No passado dia 25 de maio de 2025, Rafael Nadal, de 38 anos, foi homenageado em Roland Garros, numa cerimónia bastante emotiva. Conhecido mundialmente como o “Rei da Terra Batida”, Nadal venceu por 14 vezes o torneio do Grand Slam francês.
A cerimónia decorreu no Court Philippe-Chatrier, palco de muitas das suas vitória, e contou com a presença da família e de figuras ilustres do ténis mundial, como Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray. Todos quiseram prestar homenagem ao tenista espanhol, que, visivelmente emocionado, agradeceu o carinho do público e o apoio da sua família, em especial ao tio e antigo treinador, Toni Nadal.
A cerimónia incluiu também a projecção de um vídeo que revia os momentos mais marcantes da sua carreira em Roland Garros, desde a sua primeira vitória em 2005 até aos duelos épicos que protagonizou ao longo dos anos. Nadal, no seu discurso, falou da ligação especial que sente com Paris e com os adeptos franceses, frisando que Roland Garros sempre foi o “lugar mais especial” da sua carreira.
Com esta homenagem, Roland Garros assinala não só o fim de um ciclo, mas celebra também o legado eterno de Rafael Nadal.