
A Fundação Princesa de Astúrias e o Festival Flamenco Lisboa, XVIII edição, apresentaram nos cinemas UCI, no El Corte Inglés de Lisboa, o documentário Carmen y María. Dos caminos y una mirada. A obra documental é inspirado nas figuras da cantora Carmen Linares e da bailarina e coreógrafa María Pagés, ambas galardoadas em 2022 com o Prémio Princesa de Astúrias das Artes.
Este galardão, referência a nível internacional desde a sua criação, celebra a excelência e o mérito em áreas tão diversas como as artes, as ciências, as humanidades e o desporto. Ao longo dos anos, diversas personalidades e instituições têm sido reconhecidas como por exemplo, José Saramago, Shirin Ebadi ou Pedro Almodóvar.
A apresentação do documentário contou com a presença de Teresa Sanjurjo, diretora da Fundação Princesa das Astúrias desde 2009 e membro do seu conselho de patronato desde 2018.

A Fundação Princesa de Astúrias é uma instituição privada, sem fins lucrativos, cujos objetivos são contribuir para o enaltecimento e promoção de todos aqueles valores científicos, culturais e humanísticos considerados como património universal, bem como consolidar os vínculos existentes entre o Principado de Astúrias e o título que tradicionalmente ostentam os herdeiros da Coroa de Espanha.