
De regresso aos estúdios, Rita Pereira vive um momento de entusiasmo e renovação. A atriz, de 43 anos, volta à ficção com a personagem Maria de Fátima, na novela Terra Forte, um desafio que a tem feito sorrir e sair da zona de conforto. “É uma loucura. Uma vilã clássica com comédia à mistura, daquelas que fazem as pessoas dizer não, não faças mais isso!”, confessou, divertida, durante a apresentação da nova temporada da TVI, evento que decorreu no Praia no Parque, em Lisboa.
A preparação começou do outro lado do Atlântico, com gravações em Florianópolis, no Brasil, e seguiu depois para a ilha das Flores, nos Açores. Foram dias intensos, entre cenas de biquíni com 16 graus e mergulhos em mar gelado, mas cheios de cumplicidade e energia. “Foi difícil, mas maravilhoso. Gravarmos fora uniu-nos muito como equipa. Estávamos todos a acreditar nesta história”, contou. A personagem – uma açoriana que foi viver para o Brasil com apenas 7 anos – exigiu ainda um grande trabalho de voz, equilibrando o português do Brasil com o português de Portugal, algo que Rita diz ter sido facilitado pela experiência de ter vivido seis meses no Brasil para integrar o elenco de Dona Beija.

Enquanto dá vida a esta mulher imprevisível, Rita sente-se tranquila por saber que os filhos estão bem. Lonô, de 6 anos, iniciou o primeiro ano e Lowê, de 10 meses, adaptou-se com facilidade à escola, curiosamente a mesma que a mãe frequentou. “Correu tudo lindamente. Sou uma mãe que prefere uma adaptação intensa logo de seis ou sete horas. No primeiro dia, esteve lá quatro horas, a partir daí já está seis e sete. Fico superdescansada. Não sou a mãe que chora, estou ótima”, disse, concluindo: “Saber que eles estão bem dá-me a tranquilidade necessária para me entregar totalmente ao trabalho.”