A cantora Maria Vegas (44), companheira de Diogo Clemente (40), utilizou as redes sociais para partilhar um relato profundo e necessário sobre a sua batalha contra a endometriose. Com uma publicação onde mostra o impacto físico da doença no seu corpo, a artista procura consciencializar para uma patologia que afeta milhares de mulheres.
Na legenda de várias fotografias em que exibe a distensão abdominal severa — um sintoma comum da doença, muitas vezes chamado de endo belly —, Maria Vegas explicou a realidade por trás da imagem. “Esta é a minha barriga de endometriose, um termo quase fofo para descrever a distensão e o inchaço abdominal severos e dolorosos que afetam pessoas como eu”, começou por partilhar.
A artista recordou o período crítico antes da intervenção cirúrgica que realizou em 2020. “Quando tirei estas fotografias, eu ainda não tinha feito a minha histerectomia. Sentia dores intensas 24 horas por dia, sem energia para os meus filhos, para a vida, ou mesmo para respirar”, confessou, revelando a gravidade do sofrimento que enfrentava no quotidiano.

O regresso da doença
Após a cirurgia, Maria Vegas sentiu um alívio imediato, afirmando que a sua “vida melhorou 90%”. No entanto, a artista trouxe agora a público uma notícia difícil: a doença está de volta.
“O meu médico disse-me, na altura, que era normal a doença reaparecer após quatro a cinco anos. E reapareceu”, lamentou. Sobre a natureza da patologia, que é crónica, a cantora sublinhou a sua complexidade, chegando a comparar o comportamento das células endometriais ao das células cancerígenas devido à forma como invadem outros tecidos. “Achei que teria mais tempo… E tinha”, rematou, visivelmente triste com este novo desafio de saúde.
Na postagem, o testemunho de Maria Vegas tem sido amplamente elogiado pela sua honestidade, servindo de apoio a outras mulheres que lidam com esta condição invisível.
Ver essa foto no Instagram