O vulcão Bromo, um dos mais activos da Indonésia, constitui sem dúvida uma das imagens mais marcantes de todo o arquipélago. O momento mágico do nascer do sol transforma as suas fotografias em postais ilustrados perfeitos. Situado na parte leste da ilha de Java, a melhor forma de o visitar é alojar-se nas aldeias de Cemoro Lawang ou de Ngadisari, para ainda antes do nascer do dia poder estar face a este extraordinário vulcão.
No miradouro de Penanjakan, a mais de 2000 metros de altitude, o nascer do sol revela-nos a pouco e pouco um dos mais perfeitos conjuntos de formações vulcânicas – a Caldeira Tengger. Num enquadramento perfeito, mergulhados num mar de areia cinzenta, sucedem-se três cones vulcânicos próximos: em primeiro plano, o perfeito cone verde-escuro do Monte Batok (2440m); imediatamente atrás, em parte escondido, o Bromo (2329m), em tons de cinzento e sempre a expelir densas nuvens de vapores de enxofre; e, por fim, o Kursi (2581m). O monte Semeru, ao fundo, do alto dos seus imponentes 3676m, o ponto mais elevado da ilha de Java, reina à distância sobre esta magnífica paisagem, assinalando a sua presença com periódicas bolhas de fumo denso e acastanhado que se projectam acima da boca da sua cratera.
Por volta das 5h30, a luz do sol, prestes a despertar, vai revelando a estranha beleza do local, pintando de diferentes cores os cones, primeiro de azul acinzentado para depois passar a tons mais quentes à medida que a luz inunda de cima para baixo os diferentes vulcões. Depois, temos a visita ao próprio Bromo. Conduzidos por pequenos cavalos, chegamos ao acesso de uma imensa escadaria que sobe à aresta da cratera do vulcão.
O Bromo está constantemente a expelir grandes baforadas de enxofre que dão um aspecto surreal ao local. A circunvalação da cratera é uma experiência inesquecível, mas por vezes torna-se necessário proteger a boca e o nariz dos fumos tóxicos. Além disso, a temperatura aumenta rapidamente e temos de ter água sempre disponível.
A não esquecer
Como ir: Pode voar de Lisboa para Bali por cerca de €1120. De Bali há ‘ferries’ para Java de 45 em 45 minutos.
Quando ir: A época seca, de Maio a Setembro, é a recomendada.
Onde ficar: O Lava View Lodge é o local ideal, os bangalós custam €30.
Outras informações: A língua oficial é a Bahasa indonésia. Cada euro vale cerca de 15.500 rupias. Em termos de saúde, tem de fazer prevenção contra a malária. Leia os guias da Rough Guides ou da Lonely Planet.