A pequena ilha Moyo revela-se como uma alternativa dispendiosa à Indonésia do costume. Com cerca de 350km², Pulau Moyo, como aparece mencionada nos mapas, fica a 15 quilómetros da costa de Sumbawa, a leste de Bali, e acessível da capital desta ilha, Denpasar, em aviões Cessna 402 B, que demoram cerca de uma hora a chegar ao aeroporto de Sumbawa Besar. Daqui, os clientes do
resort Amanwana têm ligação para Moyo de barco. Outras hipóteses mais dispendiosas (a partir de 5800 dólares americanos, ida e volta!) são os voos directos de Bali também para o
resort, de hidroavião Cessna Caravan anfíbio ou helicóptero Bell 206B Jetranger. Apesar dos preços exorbitantes, qualquer destes trajectos deve ser encarado como uma experiência enriquecedora, nem que seja só pelas paisagens exóticas que desvenda.
Moyo tem os seus próprios rios e riachos, pequenas quedas de água encantadoras e é, aqui e ali, percorrida por trilhos bem demarcados e aliciantes.
Como ir: A Star Alliance voa para Denpasar com a Lufthansa (www.lufthansa.pt) e a Singapore Airlines ( www.singaporeair.com ), via Singapura, a partir de €1400. Visite o ‘site’ do ‘resort’ Amanwana ( www.amanwana.com ) para reservar a viagem de Bali para a ilha Moyo.
Onde ficar: Amanwana Resort.
Documentos: Passaporte válido para, no mínimo, mais seis meses. O visto pode ser obtido à chegada à Indonésia.
Moeda: Rupia Indonésia. €1 = 14,5 IDR.
Diferença horária: GMT +8.
Corrente eléctrica: 220V, 50Hz.
Língua: Indonésio (Bahasa).
Clima: A melhor altura do ano para visitar a ilha Moyo e a região de Nusa Tenggara vai de Maio a Novembro, durante a estação seca.