Na frente do Ford Focus RS encontramos uma grande entrada de ar que incorpora uma grelha desportiva em preto. Os faróis de nevoeiro destacam-se pelo design rasgado, enquanto as grelhas laterais pretas de arrefecimento do motor, com o logo RS, realçam as largas cavas das rodas frontais. O capô integra duas grelhas de ventilação que asseguram uma temperatura ideal de funcionamento do motor.
Na traseira, o para-choques segue as linhas da frente, incorporando um vistoso e eficaz difusor de ar com efeito Venturi. De cada lado, duas saídas de ar acentuam a sua postura larga, com duas ponteiras de escape destacando-se por baixo do para-choques agressivo. Para completar esta imagem de competição, surge um spoiler superior de dupla lâmina.
O aspeto atlético e agressivo das linhas exteriores transpira para o interior. As bacquets Recaro de competição asseguram o apoio suporte lateral necessário ao condutor. Os painéis das portas, o volante ostenta o logo RS. A consola central tem acabamentos semelhantes a carbono, com três manómetros localizados no topo, direcionados para o condutor. Existem manómetros separados para a pressão do turbo e para a temperatura do motor.
A Ford desenvolveu um sistema de suspensão chamado "RevoKnuckle", para trabalhar em conjunto com o diferencial autoblocante "Quaife". O sistema assegura que a potência produzida por este Focus RS de tração dianteira é convertida em tração e aderência para a roda/s de acordo com as necessidades.
Com base no Focus ST, o RS esconde por baixo do capô um motor 2.5 Turbo. É um bloco turbocomprimido de 305 CV que atinge os 100km/h em 5,9 segundos. O binário de 440 Nm surge a partir das 2300 rpm. O barulho rouco deste motor de cinco cilindros é melodia para os meus ouvidos e não incómoda, nem acorda, os vizinhos. Os apaixonados por automóveis ligam aos diversos ruídos que a máquina debita, no caso do Focus RS o som que escutamos quando desligamos o carro no botão do Start/Stop é simplesmente espetacular. Um ligeiro assobio do Turbo que parece anunciar o descanso do guerreiro.
Em estrada é bem visível que o chassis está bem afinado. A direção é direta como convém, a caixa de seis velocidades precisa, o comportamento em curva é ultra eficaz. A suspensão é obviamente firme o que torna a condução desagradável quando encontramos uma estrada com mau piso ou nas junções metálicas das pontes.
Durante o ensaio que realizei fiz consumos médios de 12,5 litros, isto sem puxar muito pela máquina. O Ford Focus RS é um automóvel exclusivo e tem como preço indicativo os 46. 700 Euros.
Ford Focus RS Le Mans Classics
A Ford decidiu homenagear as 24 Horas de Le Mans e criou uma série especial com cinco variantes para o Focus RS. É uma série limitada a 600 unidades e vale bem a pena ver o vídeo.