FOTOS: Rodrigo Freixo e Honda
Desde o passado dia 26 de Fevereiro que está disponível no nosso país a versão híbrida do Jazz, o primeiro híbrido do segmento B à venda no mercado nacional. Este lançamento marca também um
refreshna versão a gasolina e, à primeira vista, as diferenças são praticamente nulas. Aliás, o Jazz Hybrid mantém o seu espaço interior e a capacidade de espaço de bagageira. Para isso, o conjunto de baterias e a unidade de controlo do sistema IMA (Integrated Motor Assist), ou seja, Motor Elétrico Integrado, foram colocados sob o piso da bagageira, o que permite conservar o espaço normal da bagageira e rebater os denominados “bancos mágicos”, o que significa que os bancos continuam a rebater de forma inteiramente plana, oferecendo uns respeitáveis 300 l de carga, que podem ser ampliados até aos 1320 l de espaço até ao teto. Na versão híbrida existe também a possibilidade de um banco traseiro reclinável, aumentando ainda mais a flexibilidade interior.
Falando de interiores, estes também foram renovados, apresentando agora uma cor mais escura, que contrasta com a iluminação azul do painel de instrumentos e da consola central. Pela primeira vez na Europa, o Jazz Hybrid poderá ser encomendado com estofos em pele.
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No que diz respeito ao seu desenho exterior, as diferenças entre a versão convencional e a versão híbrida também são mínimas. O que mais distingue o Hybrid da restante gama são os faróis dianteiros redesenhados, que contam agora com um fundo cromado ligeiramente azulado, e pelas luzes traseiras transparentes. Também se verificam ligeiras mudanças a nível de grelha dianteira, para-choques e guarnição cromada da porta da bagageira.
O novo Jazz Hybrid está equipado com o mesmo sistema híbrido do Honda Insight, com a mesma combinação de motor 1.3 i-VTEC e motor elétrico. No Jazz, o sistema IMA está combinado com uma transmissão automática de variação contínua (CVT), originando emissões de apenas 104 g/Km de CO2, um dos valores mais baixos do segmento. Quanto a consumos de combustível, a marca aponta para apenas 4,5 l/100 Km, no ciclo urbano combinado.Durante o percurso que realizámos com o Hybrid, entre a zona de Belém e a praia do Guincho, em Cascais, tínhamos como desafio tentar fazer alguns quilómetros utilizando o motor elétrico, algo que conseguimos após algumas tentativas. Tivemos também a oportunidade de testar o botão ECON, que coloca o carro em modo de “super economia”. Ao carregarmos no interruptor ECON o sistema muda a cor de fundo do velocímetro de azul para verde consoante a eficiência da condução. A cor verde indica uma condução mais económica. Para isso, a potência é limitada e o binário é reduzido e notamos que o pedal do acelerador fica mais pesado, uma vez que o sistema suaviza a ação do condutor, mantendo a abertura do acelerador de acordo com a velocidade e as condições de condução. Para poupar combustível, em modo ECON o ar condicionado funciona mais frequentemente na função de recirculação e quando o motor de combustão se desliga com o automóvel parado o ar condicionado desliga-se.
O Jazz Hybrid está disponível em duas versões: Confort, desde €19.250, e Elegance, desde €20.850.
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