O Laguna é um modelo que está atualmente na sua fase mais adulta, o carro está muito refinado, os motores dCi continuam em grande forma, espaço não falta, e, a marca francesa continua a oferecer um equipamento de série muito completo. Já lá vai o tempo dos motores "explosivos". Agora tudo é racional e raramente temos o prazer de deitar para trás das costas as cotações da
Fitch quando encontramos uma estrada sinuosa sem tráfego e chega a hora de pisar o acelerador.
O sistema
4Control deteta, em tempo real, as situações de perigo ou de fraca aderência (água, asfalto mais vidrado, gelo…) e aciona instantaneamente as quatro rodas direcionais, para auxiliar o condutor a manter o controlo do veículo. Alguns colegas jornalistas escreveram que inicialmente estranharam o comportamento do carro. Na minha opinião, as melhorias no comportamento dinâmico são notórias, isso é logo visível após os primeiros quilómetros. O sistema funciona que é uma maravilha e o Laguna revelou-se muito confortável e com uma agilidade acima da média.
O Renault Laguna Break azul que vê nas imagens é um bom companheiro na estrada. O ângulo de viragem das rodas traseiras varia em função da velocidade. A baixa velocidade (a menos de 60 km/h), as rodas traseiras viram no sentido oposto das rodas dianteiras, para uma maior agilidade. O raio de viragem reduzido, facilita igualmente as manobras em cidade. Os movimentos reduzidos do volante, favorecem a manobrabilidade nas estradas mais sinuosas. A velocidade elevada (a velocidades superiores a 60 km/h), as rodas traseiras viram no mesmo sentido das rodas dianteiras. Em curva o trem traseiro responde de imediato e o Laguna faz-nos sentir bastante seguros. Claro que não convém abusar!
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O nível de equipamento Dynamique S é muito completo. Além do sistema de navegação Carminat de série, a Renault oferece travão de mão elétrico. Equipado com jantes de liga leve de grandes dimensões, o Laguna continua a apostar no fiável motor 2.0 DCI de 150 CV de potência (4000 rpm). A carrinha revelou-se muito bem insonorizada, nunca consegui baixar o consumo médio dos 6,7 litros para percorrer 100 quilómetros. O motor é ideal para "puxar" esta carrinha de uma tonelada e meia. A bagageira é ampla e tem uma capacidade de 508 litros. O Renault Laguna Break 4Control custa 39 8505 euros.