Saído dos estúdios de Estilo Peugeot do
China Tech Center em Xangai, o SXC pretende ser um
crossover exclusivo e moderno, através do qual a marca francesa reafirma as suas ambições internacionais, exprimindo em todo o mundo a sua visão do futuro e a sua capacidade de aliar exigência e emoção. Este novo
concept car da Peugeot será dado a conhecer ao mundo no Salão Automóvel de Xangai.
Em 2010, a Peugeot revelou a evolução dos seus códigos de identidade através de diferentes
concept cars: o SR1 (
roadster de grande turismo), o BB1 (citadino para 4 pessoas com 2,50 m de comprimento), o EX1 (
roadster de dois lugares 100% eléctrico que bateu recordes de aceleração homologados em França e na China) e o HR1 (urbano exclusivo, inovador e hiper ligado).
O SXC (de
Shangai cross Concept) retoma algumas características do mundo SUV (robustez, condução alta, protecção…), introduzindo-lhes códigos modernos, puros e plenos de raça, próximos do universo estatutário das berlinas. A realização do desenho da viatura esteve a cargo das equipas internacionais do estilo Peugeot sedeadas no China Tech Center, em Xangai. Cada detalhe foi esculpido numa carroçaria de volumes impressionantes (com o comprimento de 4,870 m, altura de 1,610 m e largura de 2,035 m).
À frente, a grelha exclusiva "flutuante", que parece destacar-se da carroçaria, declina-se harmoniosamente sobre os seus volumes. Os faróis felinos conferem-lhe um ‘olhar’ agressivo, em linha com o emblema da marca, embutido no
capot. Outros detalhes
high tech foram cuidadosamente estudados, à imagem dos retrovisores que incorporam câmaras de visão para a retaguarda. As barras de tejadilho, de desenho muito original, o contorno da superfície vidrada lateral, … são alguns dos numerosos elementos realizados em alumínio escovado, material leve que eleva o carácter exclusivo deste automóvel. As jantes de grandes dimensões (22"), com um desenho que sugere requinte e robustez, contribuem também para o equilíbrio geral.
Uma das prioridades da Peugeot é manter nos próximos anos a sua liderança ambiental. Este
concept car integra a tecnologia HYbrid4: com um motor térmico à frente (que acciona as rodas dianteiras) e um motor eléctrico atrás (accionando as rodas posteriores), esta tecnologia permite que as quatro rodas sejam motrizes quando os dois motores funcionam em conjunto, com benefício para a segurança e a aderência em condições extremas, ou rodar a baixa velocidade em modo "zero emissões" apenas com o motor eléctrico.
O motor térmico sob o
capot é um 1.6 THP que debita 160 kW (218 cv). Associado a um motor eléctrico de 70 kW (95 cv), o conjunto oferece um potencial de 230 kW (313 cv) com um consumo misto de apenas 5,8 l/100 km (emissões de CO2 de 143 g/km).
CARAS Motores: Peugeot apresenta o ‘concept car’ SXC
O novo 'crossover' da marca francesa será conhecido no Salão Automóvel de Xangai.