A Lexus é a marca premium do universo Toyota.
A unidade de luxo do grupo japonês tem conseguido evoluir com mestria o seu portefólio de modelos. Recordo o acordo de patrocínio que a Lexus conseguiu com o José Mourinho para promover o SUV 400 H.
A Lexus apostou no mercado norte-americano rivalizando na última década com a Mercedes e BMW.
Já tinha conduzido o IS 250C. Refiro-me ao cabrio que abre a capota rígida em 20 segundos. A novidade mais recente da Lexus é o CT 200h. É importante pois é o carro mais barato da marca (a partir de 31.300 euros). Na minha opinião, as linhas do sedan são mais consensuais, respira bom gosto e elegância.
Combinei ir buscar o IS 220 d com o pack F Sport às instalações da Salvador Caetano, no Prior Velho. O carro estava pronto para o ensaio.
Verifico o estado dos pneus calçados nas vistosas jantes pretas, abro a porta comprida e pesada, regulo a posição dos bancos forrados a pele. No interior, certifico-me que os retrovisores estão na posição correta, coloco o cinto de segurança, memorizo as minhas estações de rádio favoritas, ligo o telefone através do funcional sistema de Bluetooth. Carrego no botão Start/Stop, acelero para os primeiros semáforos. A caixa de seis velocidades revela-se suave, o habitual nos carros nipónicos.
A suspensão é dura q.b., o chassis está maravilhosamente afinado, o controlo de estabilidade intervém apenas quando devidamente provocado. O equipamento de série é ultra completo. A rever? Apenas alguns detalhes no interior. Exemplos? O relógio digital e o sistema de navegação da consola central que já têm um aspeto antiquado.
O Lexus IS "civil", o 220d sem o pack sport , que tinha testado em 2010, já tinha demonstrado todas as qualidades dinâmicas deste modelo nas rotundas de Carcavelos. Recordo uma manhã fria de Inverno, na marginal que liga Cascais a Lisboa. A estrada encontrava-se molhada, rodava devagar, quando o Lexus apanhou óleo no asfalto e deu uma chicotada imprevista de traseira. Nada de muito violento! Acelerador a meio gás, volante na posição certa e o controlo de estabilidade "aconchegou" o IS na direção certa. Na altura fiquei impressionado com a forma segura como o carro digeriu aquela situação.
O Lexus IS mais acessível custa 37.109 euros. É o 200d de 150 CV diesel. Na linhagem deste modelo encontramos ainda o 220d com o motor de 177 CV por 40.514 euros. A versão mais vitaminada é o IS-F com o bloco de 423 CV de potência, a gasolina, que vale 113.278 euros.