FOTOS: Nissan
Desenvolvido no âmbito do compromisso da Nissan para a redução contínua das emissões dos seus automóveis, o novo motor Pure Drive 1.6 turbodiesel, que passará a equipar o Qashqai, emite apenas 129 g/km de CO2 com um consumo de combustível de 4,9 l/100 km. Porém, engana-se quem pensa que este motor perdeu em desempenho, uma vez que mantém os mesmos níveis de binário e velocidade de ponta que o motor dCi de 2.0 litros que vai substituir. A potência máxima do novo motor é de 130 cv, suportados por 320 Nm de binário disponíveis a partir das 1.750 rpm.
No início do próximo ano será também lançada uma versão equipada com sistema Stop&Start, que ajudará a reduzir ainda mais as emissões de CO2 e os consumos de combustível.
Para além da nova motorização, o Nissan Qashqai vai destacar-se pelos seus inovadores e úteis equipamentos, com especial destaque para a estreia do Monitor de Visualização da Área Circundante num automóvel do segmento C. Este sisteme utiliza uma série de pequenas câmaras localizadas no exterior do carro que tornam o estacionamento e as manobras mais seguras, disponibilizando ao condutor uma vista aérea, em tempo real, do ambiente que rodeia o veículo.
Outra das novidades é uma nova caixa de velocidades CVT, que estará disponível nalgumas versões com o motor a gasolina de 1.6 litros.