Bastam apenas alguns quilómetros ao volante da Citroën C5 Tourer 3.0 HDi Exclusive para percebermos que não estamos perante um automóvel qualquer. Para além do potente motor V6 Diesel de 240 cv, que se faz sentir mal pisamos o acelerador, sem dúvida que o que mais impressiona é todo o conforto e requinte que esta carrinha nos oferece, de fazer inveja à maioria das concorrentes ‘premium’, se é que lhes podemos chamar concorrentes! Muitos poderão pensar que o seu preço é demasiado elevado (disponível a partir de 61.150 €) e que pelo mesmo valor poderiam adquirir uma carrinha da chamada ‘armada alemã’. Porém, esta C5 Tourer é praticamente imbatível a nível de equipamento e conforto.
Espaço é coisa que não falta na C5. E se a isso aliarmos o habitáculo refinado, o motor silencioso e a qualidade das suspensões tão característica da marca francesa, não restam dúvidas de que a estrada e as viagens mais longas são o seu ‘habitat’ natural. Dos estofos ao tablier, quase tudo é em pele, mas também abundam os pormenores em camurça, caso do forro do tejadilho ou mesmo das palas do sol. Todo o interior é extremamente luminoso, graças ao enorme teto panorâmico com abertura monitorizada e é impossível ficar indiferente ao volante multi-funções de centro fixo. O condutor tem ainda o privilégio de usufruir de uma massagem lombar. Luxos que se pagam, é claro!
Ainda a nível de equipamento, importa referir a climatização automática, que permite personalizar as regulações de temperatura à frente e apresenta duas saídas de ar para os passageiros de trás. Situado por cima do painel que controla a climatização está um écran a cores de 7”, que integra o eficaz sistema de navegação, telefone, rádio, leitor MP3, etc.
Dotada de vários sistemas de ajuda à condução, destaque para o arranque em plano inclinado, um complemento ao travão de estacionamento elétrico que, nas subidas, estabiliza o carro automaticamente durante dois segundos depois de largar o pedal do travão sempre que o desnível for superior a 3%. Estão também disponíveis os sensores de ajuda ao estacionamento e o sistema de medição de espaço disponível para estacionar. Tudo isto com a ‘ajuda’ de potentes faróis bi-xénon, que apontam para onde o volante está virado.
PERFORMANCE
O comportamento desta C5 Tourer 3.0 corresponde ao exigido a qualquer topo de gama. A caixa automática de seis velocidades é silenciosa e suave, mesmo quando aceleramos um pouco mais. A suspensão Hydractive III+ proporciona uma condução segura e confortável e possibilita dois níveis de amortecimento. Podemos ainda ativar o modo Sport, para um comportamento mais dinâmico, que acentua ainda mais o prazer de condução.
Capaz de atingir uma velocidade máxima de 242 Km/h e de arrancar dos 0 aos 100 Km/h em 7,9 segundos, esta carrinha apresenta consumos médios na ordem dos 9 litros/100 Km.
Estamos perante um carro familiar por excelência e isso nota-se perfeitamente quando abrimos o portão motorizado da bagageira. Pode-se abrir e fechar automaticamente através do comando e tem um sistema anti-entalamento. A largura máxima da bagageira entre as cavas das rodas é de 1115 mm, apresentando uma capacidade de 533 dm3 na configuração padrão. A função de regulação da altura do piso de carga permite baixar o piso da bagageira em 6 cm para uma carga ou descarga mais fácil.
Apesar do preço pouco convidativo, a mais luxuosa e potente das C5 Tourer deixa-nos muito bem impressionados, tanto a nível de comportamento em estrada, como a nível de equipamento e conforto. De fazer inveja à maioria das carrinhas premium do seu segmento.