Da minha primeira viagem pelo longínquo Vietname (antiga Indochina) guardo as melhores lembranças, por isso, quatro anos depois, regresso, para conhecer novos lugares e revisitar outros. Hôi An foi um dos que quis rever.
Situada a sul, junto ao Pacífico, e a 35km da importante cidade portuária de Da Nang, Hôi An é uma pequena cidade piscatória datada do século X. Esta verdadeira jóia da velha Ásia tornou-se nos últimos anos num destino de luxo para os vietnamitas endinheirados e passou a constar nos roteiros dos operadores turísticos. Assim, depressa me apercebi que tudo tinha mudado.
Levava na mira pisar de novo as suas ruas de pedra antiga, olhar o mercado desordenado, apreciar as mulheres descalças carregando as pesadas varas de bambu e tudo o mais que a minha memória me ditava. Espantada, vi que muito mudou. Às ruas e ruelas do centro histórico foram arrancadas as pedras milenares, as velhas casas, agora pintadas de fresco, perderam o charme de então e deram lugar a novas lojas para turista ver e comprar.
Salvaram-se a velha ponte japonesa de 1593, o Templo e o Hall da Assembleia de Phúc Kiên, construído em 1690, o pagode de Chua Ong e a casa mais antiga, trabalhada a madeira escura, que pertence à mesma família há mais de oito gerações.
Ainda para admirar fica o rio Thu Bom, cuja vida, junto às margens, segue ao ritmo de sempre, ali mesmo são ainda visíveis casas antigas cuja arquitetura baixa deixa ver as lindíssimas e primitivas telhas de canudo que se parecem com as nossas.
Classificada Património pela UNESCO há vários anos, de Hôi An já pouco ou nada resta, perdeu toda a aura, todo o encanto, todas as referências que faziam dela uma cidade particular. Modernizou-se e evoluiu da pior das maneiras!
A não esquecer
Como ir: Across Luxury Travel & Safaris (www.across.pt).
Capital: Hanói.
Documentos: Passaporte e visto obrigatório + 2 fotos. Consulte o seu agente de viagens.
Idioma: Vietnamita e Inglês.
Moeda: O dông é a moeda nacional. Leve dólares e euros e não esqueça o cartão de crédito.
Diferença horária: + 6 horas TMG.
Corrente eléctrica: 220W.
Clima: O clima no Vietname varia consoante a região. Todas as épocas são boas, mas a melhor época do ano para visitar o Vietname é entre Novembro e Fevereiro, o clima é um pouco menos quente e húmido.