Uma das mais antigas cidades do leste europeu, Kiev destaca-se tanto pelo peso histórico que carrega como pelo facto de ser um importante polo industrial, científico e cultural. Com efeito, a capital da Ucrânia tanto nos recorda a ocupação soviética como, por outro lado, nos preenche com a sua moderna sofisticação. Desfilam carros de luxo, as igrejas seculares e os monumentais edifícios socialistas rivalizam com a nova e ostensiva arquitetura, as estátuas que glorificam o passado não escondem os emergentes novos-ricos.
Incontornável em Kiev é o complexo religioso Pecherska Lavra, construído há cerca de nove séculos e composto por mais de 80 edifícios, incluindo igrejas, galerias, e a Catedral da Assunção, onde se encontram relíquias de vários santos. Famoso pelas suas catacumbas, este monumento é, por essa razão, também conhecido como o Mosteiro das Grutas. Não menos deslumbrante, a Catedral de Santa Sofia, com os seus belíssimos mosaicos e pinturas do século XI, consagra-se como um dos mais preciosos tesouros de Kiev.
Do outro lado da praça, encontra-se o Mosteiro de S. Miguel das Cúpulas Douradas, capaz de rivalizar, em brilho, com o próprio sol. Aliás, a tradição de dourar as cúpulas mantém-se até hoje e constitui um marco na arquitetura da cidade.
Azul e creme, o barroco Palácio Mariyinsky destaca-se no topo da colina. Rodeado por um jardim idílico, é, atualmente, a residência oficial do Presidente da Ucrânia, tendo outrora acolhido a família imperial russa. Andriyivsky Uzviz, a rua mais charmosa de Kiev, começa no cume dessa colina e desce até à Praça Kontraktova. Pelo caminho, há vários monumentos a não perder, como a Igreja de Santo André, o castelo de Ricardo Coração de Leão e o Museu Popular, mas a grande atração são as vendas de rua, onde podemos encontrar souvenirs para todos os gostos. A contrastar, encontram-se restaurantes da moda e galerias de arte. Várias festividades são celebradas nesta rua, que atrai turistas e locais pela sua atmosfera mística e descontraída.
A NÃO ESQUECER:
Como ir: De avião, através da KLM, via Amesterdão, ou pela Lufthansa, via Frankfurt.
A não perder: Pecherska Lavra; Catedral de Santa Sofia; Palácio Mariyinsky; Andriyivsky Uzviz.
Idioma: Ucraniano e russo.
Moeda: Hrivna (1 euro são 11,08 hrivna)
Clima: Kiev é uma cidade muito fria no inverno, com temperaturas bastante negativas. No verão, a temperatura é elevada durante o dia e baixa à noite.
Informações úteis: Festival Internacional de Publicidade de Kiev, em Maio; Festival Internacional de Filmes de Animação de Kiev, em Setembro.