Após um início muito conturbado nesta 34.ª edição do Dakar, hoje a especial já correu mais à minha maneira. Andei sempre num ritmo muito regular e consegui manter-me, até ao fim, dentro dos cinco primeiros classificados. Com esta etapa vou conseguir subir alguns lugares na tabela da classificação geral rumo ao grande objectivo que propus cumprir para esta maratona. Estou agora no 5.º lugar da classificação de motos e sei que ainda posso recuperar mais.
A etapa de amanhã liga San Juan a Chilecito. Vamos entrar na região de La Rioja, cujas paisagens, compostas em grande parte por enormes desfiladeiros, fazem lembrar os cenários dos filmes do oeste selvagem. Paisagens áridas com enormes rochedos que mais parecem estátuas de barro, devido à sua tonalidade vermelha, surgem a cada passo dado.
Amanhã espera-nos mais um dia difícil. Vamos cumprir uma especial de cerca de 330 quilómetros debaixo de um sol quente muito comum nesta altura do ano em La Rioja. No pico do Verão as temperaturas chegam a atingir os 40º e, sem dúvida, que vamos ter uma especial escaldante.
Um abraço
Hélder Rodrigues
Hélder Rodrigues terminou a etapa de hoje em 4.º lugar e ocupa agora a 5.ª posição na classificação geral.