A Peugeot vai apresentar cinco novidades no 82.º Salão Internacional de Genebra, com especial destaque para o novo 208, que será lançado a partir da próxima primavera, e para dois concept cars: o XY Concept e o GTi Concept. Haverá também espaço para a aposta da marca a nível ambiental, com a apresentação de três modelos híbridos diesel Hybrid 4.
Peugeot 208: Regeneração
Depois do sucesso dos seus antecessores – mais de 15 milhões de veículos da ‘série 200’ produzidos ao longo dos últimos 30 anos – o 208 reinventa os códigos do seu segmento com o único objectivo de reconquistar a liderança da sua categoria na Europa. A regeneração ao nível de arquitetura, conciliando dimensões compactas (comprimento: 3,97 m), peso reduzido (- 110 kg em média por comparação com o 207) e melhor habitabilidade, é conjugada com a oferta de dez motorizações, entre as quais, uma oferta e-HDi alargada e as primeiras aplicações de uma nova geração de motores a gasolina de três cilindros, tornam este novo modelo bastante apetecível.
Acompanhando a ‘novidade mundial’ 208, a Peugeot revela em Genebra dois concept cars: o XY Concept e o GTi Concept.
Com base no 208 de 3 portas, estes dois concepts interpretam, através de personalidades fortes, o salto de geração realizado pelo 208. O XY Concept destina-se a condutores urbanos apaixonados pela distinção e o requinte, enquanto o GTi Concept regenera o mito. Os dois modelos partilham as cores de carroçaria de processo exclusivo, elementos de estilo e aerodinâmica perfeitamente integrados, universos interiores fortes e muito bem equipados.
Tecnologia Hybrid4
A Peugeot continua o seu trabalho ao nível da redução das emissões de CO2 dos veículos das suas gamas. A política ambiental da marca passa pela constante optimização dos motores térmicos (downsizing, stop & start e-HDi), incluindo a introdução de motores da nova geração, como é o caso da família dos motores a gasolina EB (três cilindros 1.0 l e 1.2 l).
Com a cadeia de tração HYbrid4, a Peugeot propõe uma oferta inédita em termos de prestações ambientais e de sensações de condução. A hibridação de um motor diesel 2.0 HDi FAP de 163 cv que aciona as rodas da frente e de um motor eléctrico com uma capacidade de 37 cv integrado no eixo traseiro, permite conciliar um novo prazer de condução – pela motricidade das quatro rodas, uma potência máxima de 200 cv, um modo «emissões zero» – e um consumo reduzido em 35% por comparação com um automóvel equipado com um motor térmico de potência comparável. O 3008 HYbrid4, a comercializar em fevereiro, inaugura esta tecnologia a nível mundial. Algumas semanas mais tarde será lançado o all road 508 RXH. Genebra servirá também de palco para a apresentação do 508 Hybrid4, que estará disponível no verão de 2012.
4008, o novo SUV 4×4
Outra das grandes novidades será o 4008, uma resposta às exigências dos clientes de veículos todo o terreno, num segmento SUV compacto.