As semelhanças não enganam e, de facto, o Seat Exeo continua a utilizar a carroçaria da anterior geração do Audi A4. Esta opção adotada pela marca espanhola do grupo VW tem-se revelado bem sucedida e, na minha opinião, ganha pontos com as alterações agora introduzidas. O novo Seat Exeo está mais atrativo, estreando uma nova frente onde se destacam a grelha em forma de ‘favos de mel’ e os novos faróis dianteiros com tecnologia Bi-xenon. Por fora e por dentro, o novo Exeo ganhou em requinte, apresenta mais equipamento de série e materiais de melhor qualidade. Também está disponível na versão berlina, mas acreditamos que a carrinha será a opção mais bem sucedida entre os condutores portugueses.
O Exeo está disponível com sete motores, com potências desde os 120 aos 210 cv. Uma das grandes novidades da gama é a nova geração de motores diesel TDI CR do grupo VW, com 120, 143 e 170 cv, com menores consumos e emissões reduzidas. Esperimentei a opção 2.0 de 143 cv com a caixa automática Multitronic de sete velocidades e fiquei bastante agradado com a sua capacidade de resposta. As prestações do Exeo com esta caixa automática são ligeiramente inferiores à da versão com caixa de velocidades manual, atingindo a velocidade máxima de 201 km/h e 9,6 segundos dos 0 aos 100 Km/h. Os consumos também são ligeiramente superiores, segundo a marca, este Exeo gasta 5,5 l/100 Km (consumo misto).
A nova gama Exeo está disponível em três níveis de equipamento: Reference, Style e Sport. Todas as versões apresentam sete airbags, ar condiciona bi-zona, ABS e ESP com assistente de travagem de emergência, computador de bordo, retrovisores elétricos, cruise control, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar. Uma das novidades a nível de interior é o novo volante em couro perfurado com vários comandos incorporados. Há também novas opções ao nível do revestimento dos bancos. A unidade que ensaiámos apresentada o nível de equipamento Style, com bancos de regulação elétrica em pele bege e inserções em madeira wengé nos painéis das portas, tablier e consola central. Uma elegante combinação muito bem conjugada com a cor boal da carroçaria.
Entre os vários opcionais disponíveis, destaque para o teto de abrir elétrico com células solares e o sistema de som Bose, especialmente desenvolvido para este modelo. O sistema de navegação Seat Media System E, com ecrã a cores, revelou-se bastante intuitivo e funcional.
Concebida a pensar numa utilização maioritariamente familiar, o nova carrinha Exeo apresenta uma capacidade de carga de 442 litros, o que é bastante aceitável num veículo do seu segmento. O espaço dianteiro é bom e permite uma condução confortável, mas o mesmo não se aplica ao espaço traseiro. Os bancos são confortáveis e albergam perfeitamente três passageiros. Porém, o espaço para as pernas poderia ser melhorado.
Preços
Gasolina:
1.8 TSI Reference, 120 cv – desde 29.500 euros
1.8 TSI Style, 160 cv – desde 35.060 euros
2.0 TSI Sport, 211 cv – desde 38.677 euros
2.0 TSI Sport Multitronic, 200 cv – desde 41.287 euros
Diesel:
2.0 TDI CR Reference, 120 cv – desde 33.000 euros
2.0 TDI CR Style, 120 cv – desde 34.890 euros
2.0 TDI CR Style, 143 cv – desde 35.500 euros
2.0 TDI CR Style Multitronic, 143 cv – desde 37.558 euros (versão ensaiada)
2.0 TDI CR Sport, 143 cv – desde 36.900 euros
2.0 TDI CR Sport Multitronic – desde 38.960 euros
2.0 TDI CR Style, 170 cv – desde 37.380 euros
2.0 TDI CR Sport, 170 cv – desde 38.786 euros