Parte-se em busca das Aldeias do Xisto do concelho da Lousã com vontade de escutar as histórias nunca ouvidas sobre a cultura, o património, a natureza, a gastronomia e as muitas tradições que aqui se mantiveram vivas, a par da calorosa hospitalidade que se advinha pelo intenso cheiro a lareira. Encostada à estrada que liga a Lousã a Castanheira de Pêra, a aldeia de Candal, com um miradouro que oferece uma vista fantástica sobre o vale e a ribeira, é um bom ponto de partida nesta rota. A paisagem urbana é revestida a xisto como as demais, mas aqui o conjunto arquitetónico surge [quase] único, devido aos contornos pouco uniformes e às construções justapostas ou mesmo sobrepostas.
O passeio prossegue em direção às aldeias de Talasnal, Casal Novo e Chiqueiro, bem guardadas pela densa vegetação da Serra da Lousã, que, por sua vez, esconde muitos segredos da mãe natureza: veados, javalis e muitas outras espécies, algumas raras e protegidas.
Guarda-se para o fim a aldeia de Cerdeira, que convida a uma caminhada, a começar pela pequena ponte de madeira que nos desafia a entrar num mundo que é mágico. O chão de ardósia ajuda a guiar os passos por um caminho que termina onde uma fonte brota a mais pura das águas serranas.
A NÃO ESQUECER:
Como ir: Na A1, sair em Coimbra e seguir pela N17. Sair na N342 no sentido da Lousã. É a partir da Lousã que deve rumar em direção às várias aldeias.
Onde ficar: A oferta de alojamento é vasta, com destaque para o Hotel Meliá Palácio da Lousã – Boutique Hotel. Diversas unidades de alojamento rural, como a Casa da Urze, no Talasnal, proporcionam interação com a população e as tradições locais.
Onde comer: Na N.ª Sr.ª da Piedade, na Lousã, encontra o restaurante O Burgo, uma antiga azenha onde o xisto e os bons sabores tradicionais garantem uma refeição inesquecível. No Talasnal, aconselha-se a Ti Lena, para um bom cabrito assado ou uma chanfana.
A não perder: A Loja Aldeias do Xisto do Candal, onde pode comprar produtos tradicionais como os licores, os enchidos, e o famoso mel da Serra da Lousã, de características únicas. Aqui pode também agendar passeios com história, ouvir os contos da aldeia ou aprender a fazer pão, queijo e doces à moda antiga.
Uma sugestão: escape.pt