Poderoso! É esta a primeira palavra que me ocorre para descrever o novo classe M da Mercedes-Benz. A terceira geração deste todo o terreno de luxo está ainda mais imponente e repleta de maiores e melhores argumentos. O que salta imediatamente à vista é a atualização do design, com uma frente mais baixa e uma silhueta com mais estilo. Melhorou a aerodinâmica, o conforto é irrepreensível, porém, um dos seus melhores atributos é, sem dúvida, a redução dos valores de consumo de combustível e emissões, cerca de 25% inferior ao modelo anterior. Testei precisamente o mais económico da gama, o ML 250 BlueTEC 4MATIC, que apresenta um consumo misto de apenas 6,0 l/100 Km e 158 g CO2/Km. Ou seja, com o depósito de 70 litros atestado conseguimos fazer cerca de 1.170 Km. Um valor que não deixa de ser surpreendente.
Os motores foram revistos e otimizados para melhorar a eficiência e esta nova unidade diesel BlueTEC de 4 cilindros, com 204 Cv, é uma das grandes novidades. A economia do consumo é ainda realçada pela função ECO Start/Stop, a nova caixa automática de 7 velocidades 7G-TRONIC PLUS e muitos outros detalhes que a marca denomina de BlueEFFICIENCY.
O novo Classe M está dotado de um pack de equipamento de série bastante completo, tanto ao nível do conforto como ao nível do comportamento dinâmico em estrada e de uma notável capacidade fora de estrada. Para quem conduz com maior frequência em todo o terreno, recomenda-se o Pack opcional ON & OFF ROAD, disponível por mais 2.235 euros. Este pack utiliza um programa de seis modos de transmissão para melhorar a condução consoante as diferentes condições da estrada ou do piso em que circulamos. Este sistema é comandado através de um comando rotativo na consola central e inclui os seguintes modos: Automático, para uma condução quotidiana normal; Offroad1, para terrenos leves e estradas com areia; Offroad2, para trajetos mais íngremes; Winter, para estradas escorregadias com neve ou gelo; Sport, para estradas sinuosas; Trailer, para um melhor arranque e manobras com reboque.
Com este pack é praticamente impossível cometermos erros. Qualque ajuste incorreto é eliminado e, em caso de dúvida, o sistema muda para o modo automático.
Se ao nível do exterior o novo Classe M impressiona, o mesmo acontece quando nos sentamos ao volante para nos fazermos à estrada. O habitáculo é espaçoso e bastante luminoso e percebe-se que o conforto foi algo a que a Mercedes-Benz prestou atenção redobrada. Os bancos são extremamente confortáveis e todos os parâmetros podem ser ajustados eletricamente, de modo a encontrarmos a posição de condução ideal. Na fila de trás, os bancos dispõem de apoio de braços e porta-copos, e espaço é coisa que também não falta. O rebatimento dos dois encostos e dos assentos disponibiliza uma capacidade de carga até ao tecto de 2.010 litros.
O requinte e a sofisticação marcam o interior do ML 250, com materias de extrema qualidade e elementos ornamentais disponíveis em quatro tipos de madeira ou em alumínio. A parte central do painel de instrumentos é dominada pelo visor do sistema COMAND, com um display TFT a cores de alta resolução de 7 polegadas que permite, por exemplo, o acesso à internet. Com o carro parado, podemos navegar livremente ou aceder a uma aplicação da Mercedes-Benz. As aplicações incluem Google Local Search, acesso ao Facebook e meteorologia, além da capacidade de efetuar downloads e adotar no sistema de navegação uma rota previamente configurada no Google Maps.
Como não poderia deixar de ser, estão também disponíveis vários sistemas inovadores ao nível da segurança, entre eles, o sistema que deteta que estamos cansados e nos recomenda a uma paragem, o sistema de assistência à travagem, deteção de mudança de faixa de rodagem e controlo do ângulo morto. Alguns destes sistemas estão disponíveis apenas como opcional.
Apesar das suas dimensões, estamos perante um carro muito ágil e fácil de conduzir, que é sinónimo de eficácia, conforto e uns surpreendentes valores em matéria de consumos. Este novo Classe M promete dar carta no cada vez mais competitivo universo dos SUV’s de luxo.
Preços:
ML 250 BlueTEC 4MATIC, 204 cv – desde 73.550 euros
ML 350 BlueTEC 4MATIC, 258 cv – desde 87.000 euros
O modelo disponibilizado para este ensaio (ML 250 BlueTEC 4MATIC), com pintura metalizada, bancos em pele e muitos outros extras, entre eles, o Pack ON & OFF ROAD (2.235 euros), o AIRMATIC (2.032 euros), o COMAND online (2.723 euros) ou o Pack de Assistência de Faixa de Rodagem (853 euros), tem o preço final de 88.700 euros.