Em julho do ano passado consegui, finalmente, realizar esta viagem icónica de atravessar os Estados Unidos da América, de São Francisco até Nova Iorque, usando a mítica Route 66. Durante 17 dias, com um carro alugado e na companhia de um amigo, tive a ocasião de observar a diversidade de paisagem que esta viagem percorre. Passei pelo deserto, por florestas milenares, alguma neve e grandes lagos. Tudo num só país com uma dimensão de espaço que me surpreendeu.
Devido a esta dimensão, chamou-me igualmente a atenção o isolamento total de algumas cidades, embora fosse muito fácil comunicar com as pessoas, sempre prontas a dar indicações. Tudo isto me permitiu compreender melhor o mundo americano.
Fiquei ainda com a sensação de já conhecer grande parte das paisagens, graças aos filmes americanos, e pernoitámos em alguns motéis de beira de estrada que pareciam saídos dos clássicos filmes de terror: até isso fazia parte da imagem que tinha desta travessia de quase 4000 quilómetros pelo interior da América.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: De avião até Chicago e depois alugar um carro para percorrer a mítica estrada em direção a Los Angeles.
Onde ficar: Num dos motéis de beira da estrada.
Informações: Passaporte válido por seis meses a partir da data de viagem. Os cidadãos com passaporte eletrónico não necessitam de visto de entrada nos Estados Unidos da América, mas têm que preencher um formulário eletrónico.