A temperatura amena, as praias de areia fina e o mar calmo são alguns dos encantos de Cabo Verde. Depois, é impossível resistir à deliciosa cachupa, que rivaliza com o peixe e o marisco sempre frescos. Impossível é também passar ao lado da oferta cultural e da simpatia dos cabo-verdianos. Difícil mesmo é escolher uma das nove ilhas habitadas do arquipélago. Portanto, o ideal é desfrutar do melhor que há em cada uma delas.
O Sal, a mais plana e árida das ilhas, é também a mais turística. Uma visita às salinas de Pedra Lume e de Santa Maria e uma ida à Buracona, piscina natural de beleza ímpar, fazem parte do roteiro. Santiago, a ilha da capital, a Cidade da Praia, tem praias ideais para a prática de mergulho, surfe e desportos náuticos, sendo o Tarrafal o destino mais indicado. São Vicente, mesmo sendo modesta no que respeita à fauna e flora, tem belas baías recortadas. Aqui, é obrigatória uma visita à terra natal de Cesária Évora, o Mindelo, onde o casario colonial salta à vista. A Boavista, onde nasceu a morna, é cada vez mais procurada pelos turistas. O cenário verde luxuriante de Santo Antão convida a caminhadas, passeios de bicicleta ou de pónei. Em São Nicolau, vale a pena ir até ao Miradouro em Cachaço. Imperdível é o Fogo, a mais expressiva de todas as ilhas, devido ao majestoso vulcão que domina a paisagem.
A Boavista é ideal para o mergulho, devido ao seu anel de corais, que alberga uma fauna e uma flora deslumbrantes. Quanto à ilha de Maio, encanta pelo contraste entre o clima muito seco e o verdejante parque florestal.
A NÃO ESQUECER:
Como ir: A TAP e os TACV voam diariamente para a Praia e o Sal. Consulte a TopAtlântico Marquês de Pombal, na Av. Duque de Loulé, 108, 1050-093 Lisboa; tel.: 214252520; tourism-dept@topatlantico.com
Clima: O arquipélago tem duas estações mais vincadas, a das chuvas, com pouca precipitação e temperaturas agradáveis, de agosto a outubro; a seca, de outubro a maio, mais ventosa, mas com temperaturas aprazíveis.
Documentos: Passaporte válido por um período mínimo de seis meses e visto, que poderá pedir na sua agência de viagens ou adquirir à chegada a Cabo Verde.