São 36 anos de história, os melhores velejadores do mundo, um dos cinco maiores certames desportivos a nível mundial, a 11.ª edição da regata Volvo Ocean Race vai passar pela primeira vez por Portugal e promete animar a Doca de Pedrouços, em Lisboa, até ao próximo dia 10 de junho.
A regata partiu de Miami rumo à Doca de Pedrouços, em Lisboa – local histórico de onde zarparam as naus para os descobrimentos – percorrendo 3.590 milhas náuticas entre os EUA e Portugal. A 10 de junho a frota parte rumo a Lorient, em França, antes da largada rumo à meta final em Galway, na Irlanda, completando assim um trajeto de 39 mil milhas naúticas (70 mil quilómetros) à volta do mundo.
Em Lisboa, o trajeto previsto é entre a Doca de Pedrouços e o Terreiro do Paço, ao longo da costa e frente ao rio, o que permitirá ao público assistir à regata nas margens do Tejo.
A regata Volvo Ocean Race teve origem nas travessias entre portos, mas é hoje uma combinação única entre regatas onshore e offshore de nível mundial. A alta competição une-se à resistência das travessias oceânicas, formando um espetáculo singular que leva ao máximo o esforço dos velejadores.
Mas nem só da vela viverá a Volvo Ocean Race. Estão programados dez dias de muita festa e animação, com vários concertos e espetáculos gratuitos. No Cartaz constam nomes como Pedro Cazanova, Diego Miranda, Jorge Palma, All Star Band (Rui Veloso, Boss AC, Carminho, Paulo Gonzo, Lúcia Moniz e Zé Ricardo) e The Black Mamba.
Para além dos concertos o público também pode participar em actividades como iniciação à vela, insufláveis, experimentar os simuladores de barco e helicóptero, assistir a filmes 3D e visitar o pavilhão ‘Vem conhecer o Mar’.