É quase um triângulo, com três pontos de referência: Tróia, Comporta e Alcácer do Sal. Atravesse-se a partir de Setúbal ou chegue-se via Alcácer do Sal, este é um dos locais mágicos do litoral alentejano.
Os dias quentes de verão convidam a descobrir os extensos areais que se prolongam desde Tróia até à Aberta Nova, com paragens na Comporta, Pego e Carvalhal, praias devidamente equipadas com chapéus, restaurantes e bares. O pôr do sol é único por estas paragens e merece ser celebrado a cada dia. Mas não é apenas o mar azul que conquista o viajante. O Tróia Resort oferece dezenas de atividades para toda a família, muitas de entrada livre. Pode também jogar golfe, visitar as ruínas romanas, aproveitar para descobrir os segredos de Tróia-Rio a partir da ciclovia ou deixar-se encantar com a alegria dos golfinhos que se passeiam na baía de Setúbal. As duas estruturas hoteleiras – Aqualuz e Troia Design Hotel – dispõem igualmente de tratamento de spa. Para as noites quentes, além de agradáveis passeios, pode ainda divertir-se no casino ou dar um pezinho de dança na discoteca.
Não deixe de conhecer Alcácer do Sal, o seu castelo e a zona ribeirinha do Sado. E encante-se com as cegonhas que povoam os arrozais da Herdade da Comporta.
A NÃO ESQUECER:
Como ir: Pela beleza do trajeto, atravesse a partir de Setúbal no ‘ferry-boat’. Em alternativa, utilize a A2 e depois o IP1 e a EN 253.
Onde ficar: Troia Design Hotel e Aqualuz, em Tróia. Existem também diversas unidades de turismo rural na região.
Onde comer: Além dos restaurantes de praia (Praia do Peixe e Comporta Café) e de algumas opções na Marina de Tróia, prove os linguadinhos do Dona Bia ou a empada de perdiz do restaurante A Escola.
A não perder: O Cais Palafítico na Carrasqueira construído em estacas de madeira irregulares, aparentemente frágeis, que servem de embarcadouro aos pequenos barcos de pesca.