Situado a 115 quilómetros de Porto Alegre, Gramado encanta pela sua beleza natural e pela excelência da sua estrutura turística, na Região das Hortênsias. No coração da Serra Gaúcha, a 855 metros acima do nível do mar, Gramado tem cativado turistas de todo o mundo graças às suas paisagens encantadoras, ao clima temperado – que chega a registar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno –, e a grandes eventos ali realizados, como o Festival de Cinema, que promove o cinema latino e brasileiro desde 1973, sendo Património Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul.
Terceiro destino turístico preferido do Brasil, Gramado tem desenvolvido amplas e qualificadas infraestruturas capazes de acolher mais de 10 mil pessoas em simultâneo, preservando as suas origens através de museus e parques temáticos que retratam os costumes dos seus colonizadores: portugueses, alemães e italianos.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: De avião até ao aeroporto de Porto Alegre. Depois, pode optar por alugar um carro ou percorrer os 110 quilómetros de autocarro.
Onde ficar: No Hotel St. Andrews, o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, ou no hotel de charme Varanda das Bromélias Boutique Hotel.
A não perder: O Mini Mundo, uma cidade em miniatura idêntica à Legoland, o Museu do Chocolate, a exposição de carros antigos brasileiros no Hollywood Dream Cars, o Museu de Cera e o Parque Knorr – Aldeia do Pai Natal.
Onde comer: A culinária de Gamado é muito variada e passa pela cozinha italiana e alemã, além dos ‘fondues’ e carnes de caça. Sugerimos o Belle du Valais, com especialidades suíças, e La Caceria, conhecido pelos seu pratos de caça.