A oferta no segmento dos
monovolumes compactos continua a crescer e são cada vez mais as jovens famílias
que optam por modelos que têm como opção os sete lugares. Com o lançamento do
novo C-MAX, há cerca de dois anos, a Ford posicionou-se também neste segmento
com a introdução de uma versão com mais dois lugares, denominada Grand C-MAX.
E, tal como o próprio nome indica, o Grand C-MAX é um C-MAX maior, para ser
mais preciso, tem mais 140 mm de distância entre eixos e mais 58 mm de altura.
Pode não parecer muito, mas é o suficiente para conseguir albergar mais uma
fila de bancos. Porém, e tal como acontece em quase todos os modelos desta
classe, o espaço na terceira fila é diminuto, talvez mais adequado para o
transporte de crianças, e a bagageira bastante reduzida (92 litros, sem pneu sobresselente
e com Kit de reparação).
Com o Ford
Grand C-MAX ganha-se em espaço, mas, na nossa opinião, perde-se em estética,
principalmente na traseira, uma vez que á frente as duas versões são
praticamente iguais. As barras de tejadilho prateadas e as portas traseiras de
correr manuais com vidros escurecidos são dois dos elementos diferenciadores
que mais saltam à vista.
HABITÁCULO
O habitáculo
também não é muito diferente do C-MAX. O equipamento é completo e existem
vários espaços de arrumação, algo fundamental para quem procura um carro deste
segmento. Os bancos são facilmente rebatidos e existe a particularidade de
podermos abdicar do lugar central da fila do meio, dando lugar a uma espécie de
corredor central. A Ford oferece vários Packs de equipamento opcional. O Pack
Família (520 euros) inclui sistema elétrico de abertura da bagageira, cortinas
de sol e tomada de 230v. O Pack Driver II (450 euros) disponibiliza sistema de
estacionamento automático com sensores à frente e atrás e retrovisores
elétricos recolhíveis. O Grand C-MAX vem de série com ABS com EBD+EBA+Hill Start Assist; ESP, seis
airbags, fixações Isofix, sistema Stop/Start e controlo automático de
velocidade com dispositivo automático de limitação de velocidade.
A unidade
que ensaiámos vinha também equipada com o Pack Titanium X2 (1.100 euros), que
inclui jantes de liga leve de 17 polegadas, teto panorâmico, desembaciador de
párabrisas QuickClear e sistema de chave inteligente.
MOTORES
O Ford Grand
C-MAX é proposto em duas motorizações a gasolina (1.6 EcoBoost de
150 e 180 CV) e
duas a Diesel (1.6 TDCI 16v de 95 e 115 CV), todas com caixa
manual de seis velocidades. Conduzimos aquela que mais se adequa a este modelo, a versão 1.6 TDCI de
115 CV de potência, que permite uma velocidade máxima de 180 Km/h e uma
aceleração dos 0 aos 100 Km/h em 12,3 segundos. Aliado a uma boa posição de
condução, este motor permite-nos um andamento tranquilo, ideal para uma utilização
citadina e viagens em família sem pressas. A seu favor estão, sem dúvida, os
valores dos consumos de combustível, na ordem dos 5,5 l/100 Km (consumo
combinado). Pelas nossas contas, com um depósito de combustível, que tem
capacidade para 60 litros, podemos percorrer mais de 1000 Km.
O Grand
C-MAX que ensaiámos é proposto por 30.940 euros, mas importa salientar que vem
equipado com os Packs Titanium X2, Driver II e Família e Rádio Sony CD MP3. A versão mais barata, com
95 CV, apresenta um preço base de 28.900 euros.