Veja AQUI o vídeo
Definitivamente, há carros mais marcantes do que outros e, nesse aspecto, o Range Rover Evoque figura no topo da nossa lista. O design arrojado, o comportamento dinâmico e os pormenores requintados já nos tinham deixado muito bem impressionados na altura em que testámos a versão coupé e agora, que chegou a vez de passarmos alguns dias ao volante da versão 5 portas, as expectativas também não saíram defraudadas. Como seria de esperar, esta versão mais familiar vê resolvida uma das poucas lacunas do modelo mais desportivo, ou seja, o acesso aos lugares traseiros. De resto, é quase tudo igual, dependendo, é claro, do tema de design que escolhermos: Pure, Prestige ou Dynamic. Não restam dúvidas de que o Evoque é um carro muito atraente e que raramente passa despercebido, seja qual for a combinação de cores ou acabamentos. E tem reunido um grande número de adeptos entre o público feminino, tendo sido eleito o Carro Preferido das Mulheres em 2012.
Desta vez, testámos o Evoque eD4, sigla que faz a diferença, uma vez que diz respeito ao facto desta ser uma versão 4×2. É verdade, este é mesmo o primeiro Range Rover da história que conta apenas com tração dianteira. No entanto, isso não significa que não nos possamos aventurar em algumas incursões fora de estrada, até porque a altura ao solo mantém-se, o que também significa, infelizmente, que esta versão 4×2 continua a pagar Classe 2 nas portagens. Equipado com o motor 2.2 diesel de 150 cv de potência e caixa manual de seis velocidades, este Evoque apresenta valores mais interessantes ao nível dos consumos de combustível. A marca anuncia consumos combinados na ordem dos 5,0 l/100 km, valor que consideramos um pouco otimistas.
Ao nível de prestações, este Evoque atinge uma velocidade máxima de 180 Km/h e chega aos 100 km/h em 11,2 segundos.
No interior, conforto é coisa que não falta para todos os ocupantes e a posição de condução permite-nos um excelente ângulo de visão. A qualidade dos materias está ao nível daquilo a que a marca nos tem habituado e mesmo na versão base, o nível de equipamento é bastante aceitável.
O Range Rover Evoque 5 portas eD4 está disponível desde 43.633 euros.