Filha do ganadero João Maria Botelho Folque de Mendonça e de Mercedes Coll y de la Camara, Inês Folque nasceu em Barcelona mas sempre viveu em Portugal. Tirou o curso de Gestão para ter uma alternativa, mas é na área da comunicação que se sente realizada. Começou por fazer alguns trabalhos como modelo fotográfico, teve uma pequena participação na série Inspector Max, e passou a ser reconhecida pelo grande público depois de ter interpretado um papel de vilã na série juvenil Morangos com Açúcar. Atualmente apresenta o programa infantil Factor K, na SIC K, e nos tempos livres aproveita para montar a cavalo e praticar desporto.
O LIVRO: A Princesa que Acreditava em Contos de Fadas, de Marcia Grad
Houve muitos livros que me marcaram ao longo da minha vida, mas este tocou-me especialmente pela fase em que o li e pela reflexão e a verdade inevitáveis que traz.
O DISCO: 19 e 21, de Adele, e Together Alone, de Anouk
A Adele tem uma voz incrível, as letras muito intuitivas e familiares, e toda a sua mística é viciante e contagiante. Adorava vê-la ao vivo, tanto quanto gostaria de ver Anouk. Anouk já é uma paixão antiga, um rock mais alternativo e gritante que nunca me abandonou, desde que a descobri. São cantoras que têm um lugar cativo no meu iPod.
O HOTEL: One & One Reethi Rah, nas Maldivas
Fica no Atol Malé do Norte. Nunca lá fui, mas desde que ouvi falar deste hotel que tenho vontade de lá ir… É absolutamente idílico.
A VIAGEM: América do Sul
Durante muito tempo, ‘a’ viagem foi à Índia, Rajastão, Varanasi, Goa. Uma vez concretizada, há dois anos, a viagem passa a ser outra. Para quem é apaixonado por viajar, uma viagem é apenas o ponto de partida para outra. Neste momento, tenho uma vontade enorme de fazer a América do Sul de mochila às costas: Peru, Bolívia, Argentina (Patagónia), Chile…
O FIM DE SEMANA: Turismo Rural em Portugal
Há tantos locais inacreditáveis! Penso sempre na sorte que temos em ter estas casas de charme perto de casa e com preços acessíveis para uns dias diferentes. Dos que conheço, destaco as Casas do Sal (quarto azul) em Alcácer. Mas adorava ir à Casa da Ermida de Santa Catarina, Há Mar ao Luar, Pensão Favorita, L’and Vineyards, podia continuar… Num fim de semana, mais do que o sítio, interessa a companhia certa, essa sim capaz de torná-lo memorável e inesquecível.
O BAR: Miradouro de São Pedro de Alcântara
Pelo charme e a história que acarreta, não me canso de lá ir. É ótimo para se estar com amigos ou num programa mais romântico.