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É impossível falar do novo Ford B-MAX sem começar pelo inovador sistema de portas de acesso fácil. Com portas dianteiras convencionais e traseiras deslizantes, este novo monovolume compacto não possui pilar central convencional, o que faz dele um dos automóveis mais versáteis em termos de acessibilidade. O pilar central está integrado nas próprias portas, que quando estão abertas apresentam uma abertura de mais de 1,5 metros, sem qualquer obstrução. Instalar as crianças, permitir o acesso a pessoas com mais dificulldades de locomoção ou, simplesmente, carregar ou descarregar compras torna-se uma tarefa muito mais fácil do que é habitual, com a garantia de que este é um carro que oferece os mesmos níveis de proteção em caso de acidente do que um automóvel com uma estrutura convencional. Para os mais cépticos, acrescento que as portas dianteiras e traseiras do B-MAX foram reforçadas com aço de ultra-alta resistência nas principais áreas de suporte de carga de modo a que as estruturas das portas possam trabalhar em conjunto para absorver a energia dos impactos laterais.
Em termos de habitabilidade, há espaço de sobra para que quatro ocupantes se sintam bem confortáveis, apesar de estar preparado para receber cinco. O sistema de bancos é fácil de usar e podem ser rebatidos em 60/40 através de um simples movimento. O banco do passageiro da frente também pode ser rebatido, possibilitando um piso de carga plano, capaz de albergar objetos até 2,34 metros de comprimento. Com todos os bancos abertos, a bagageira apresenta uma capacidade de 318 litros.
Olhando para o interior, percebe-se a boa qualidade dos materiais utilizados e um bom nível de equipamento. De salientar que o novo Ford B-MAX está disponível em Portugal em três níveis de equipamento: Trend, Titanium e Titanium X. Para o lançamento, a Ford propõe a versão First Edition, equipada com os motores 1.0 EcoBoost de 100 cv e 1.5 TDCi de 75 cv, que junta ao nível de equipamento Titanium o teto panorâmico, as jantes de liga leve de 17 polegadas, as barras de tejadilho silver e os vidros escurecidos. Estas duas opções apresentam preços de 18.950 e 21.680 euros, respetivamente.
Mantendo a consola central característica dos mais recentes modelos da marca, o B-MAX tem comando intuitivos e apresenta uma boa posição de condução e oferece uma excelente agilidade e maneabilidade. Não restam dúvidas de que é um carro concebido para a cidade, mas que não desilude em estrada. É um pequeno familiar bastante competente no uso quotidiano e que está dotado de vários sistemas tecnológicos que não são frequentes neste segmento.
A nível de tecnologia, o B-MAX o Ford SYNC de comando por voz com integração de dispositivos e interface de conectividade e o sistema de Assistência de Emergência. Em caso de acidente, este sistema permite fazer uma chamada de emergência para o operador local dos serviços de emergência sem necessidade de intervenção de qualquer um dos ocupantes. Em caso de acidente, o SYNC consulta de imediato o sistema de GPS no veículo e o telefone emparelhado via Bluetooth para sinalizar o local. Esta informação é usada para selecionar o idioma apropriado para efetuar a chamada para os serviços de emergência e fornecer as coordenadas de GPS para uma resposta mais rápida. Este sistema não tem qualquer custo mensal e fica disponível durante toda a vida útil do veículo.
O B-MAX vem também equipado com o sistema áudio Sony, sistema de abertura sem chave Key Free, botão Ford Power e câmera de visão traseira. De salientar que é o único veículo do seu segmento que fornece o sistema de Travagem Ativa em Cidade, que imobiliza o carro caso exista um obstáculo à sua frente quando circulamos a uma velocidade inferior a 30 Km/h.
A nível de motores, o B-MAX é proposto nos premiados 1.0 EcoBoost a gasolina, de 100 e 120 cv, e nos Diesel 1.5 TDCi de 75 cv e 1.6 TDCi de 95 cv. Todos com caixa manual de 5 velocidades.
Depois de ter experimentado o 1.6 TDCi e o 1.0 EcoBoost de 100 cv, não tenho grandes dúvidas de que este último é o que melhor se adapta ao novo B-MAX, principalmente quando olhamos para uma relação preço/consumos/prestações. Com emissões reduzidas de CO2 (114 g/Km), este motor apresenta um consumo combinado na ordem dos 4,9 l/100 km, atinge uma velocidade máxima de 175 Km/h e chega aos 100 Km/h em 13,2 segundos. Com este motor, bastante vivo e eficaz, parece-me um erro optar pelo gasóleo. Mas é apenas uma opinião.
Preços
1.0 EcoBoost Trend 100cv – desde 18.280 euros
1.0 EcoBoost First Edition 100 cv – desde 18.950 euros
1.0 EcoBoost Titanium 120 cv – desde 20.080 euros
1.0 EcoBoost Titanium X 120 cv – desde 21.280 euros
1.5 TDCi Trend 75 cv – desde 21.030 euros
1.5 TDCi Titanium 75 cv – desde 21.680 euros
1.6 TDCi Trend 95 cv – desde 21.630 euros
1.6 TDCi Titanium 95 cv – desde 22.830 euros
1.6 TDCi Titanium X 95 cv – desde 24.030 euros.