A versão mais simples do up! ronda os 11 mil euros, com três
portas e motor 1.0 de 60 cv, mas engana-se quem pensa que o pequeno
utilitário da Volkswagen tem pretensões de ser apenas um automóvel
barato. A juntar à muita tecnologia desenvolvida pela marca, o up!
tem o espaço muito bem aproveitado, dando perfeitamente para quatro
pessoas, numa superfície de 3,54 metros de comprimento.
Num segmento onde a oferta é muita, e que inclui os ‘gémeos’
Seat Mii e Skoda Citigo, o up! apresenta uma interessante relação
preço/qualidade. É certo que não estão disponíveis motores a
Diesel, mas parece-me que a unidade 1.0 a gasolina é bem adequada,
tanto às suas dimensões quanto ao seu peso. É um citadino por
excelência, mas não compromete nas viagens em estrada. Aliás, com o
lançamento do up!, a VW estreou uma nova geração de motorizações a
gasolina de 3 cilindros, com potências de 60 CV e 75 CV e
transmissões, manual e automática, de cinco velocidades.
Durante este ensaio, deu para perceber que a cidade é o habitat
natural do up! A sua agilidade é surpreendente, muito fácil de
estacionar e divertido de conduzir, e com consumos igualmente
interessantes, a rondar os 5,2 Km/100 Km, para uma condução mista,
mas maioritariamente citadina.
Em Portugal o up! está disponível em 5 versões: Take up!,
Move up!, High up!, Black up! e White Up! A versão mais bem
equipada (High up!) já vem com jantes de 15 polegadas, faróis de
nevoeiro, volante em couro, luzes diurnas, radio com CD e MP3 e
entrada Aux, espelhos retrovisores com regulação elétrica ou ar
condicionado.
Quanto às versões especiais Black up! e White up!, para além das cores exteriores e interiores que o próprio nome indica, há que acrescentar as jantes de 16 polegadas, vários pormenores cromados, tapetes exclusivos e o sistema maps&more. Este sistema liga em rede todas as funções de informação e comunicação e no ecrã ficam visíveis várias informações do veículo. Entre elas, o computador de bordo, a função de reprodução MP3, entrada para cartões SD, sistema de navegação, para além da possibilidade de ligar mais do que um telemóvel através do sistema Bluetooth. Para evitar os amigos do alheio, o ecrã é amovível. Nas restantes versões, este sistema é vendido à parte como opcional por 300 euros.
Em todas as versões, o interior é personalizável através da cor do tablier ou estofos em couro. Há ainda opcionais como o teto de abrir, sensores de estacionamento, computador de bordo ou suspensão desportiva.
A nível de segurança, o up! vem equipado com seis airbags, ABS,
controlo de estabilidade ESP e fixações Isofix nos lugares
traseiros.
Quanto aos motores, resta acrescentar que os motores de 3
cilindros são normalmente mais ruidosos, mas no up! não temos essa
sensação, já que é bastante suave, a não ser nas acelerações mais
bruscas.
Preços:
– 1.0 60 cv Take up! 2 portas, desde 10.877 euros
– 1.0 60 cv Move up! 2 portas, desde 11.900 euros
– 1.0 75 cv Move up! 2 portas, desde 12.543 euros
– 1.0 75 cv High up! 2 portas, desde 14.332 euros
-1.0 75 cv White up! 2 portas, desde 14.584 euros
-1.0 75 cv Black up! 2 portas, desde 14.584 euros
As versões de 4 portas custam aproximadamente mais 500 euros.