Esta quarta-feira ficou marcada pela última audiência do pontificado de Bento XVI. O Papa aproveitou a ocasião que, apesar de ter vivido muitos momentos de felicidade, enfrentou um “mar agitado”, “ventos contrários” e que, por vezes, parecia até “que o Senhor estava a dormir”.
Bento XVI voltou ainda a referir que a sua decisão foi tomada “em profunda serenidade espiritual” e pediu aos fiéis para rezarem pelos cardeais que têm agora a tarefa de eleger o novo chefe da Igreja Católica.
Antes da sua intervenção, Joseph Ratzinger deu uma volta no papamóbil pela Praça de São Pedro para se despedir das cerca de 200 mil pessoas que quiseram assistir à sua última audiência.
Recorde-se que Bento XVI, de 85 anos, anunciou a sua resignação no passado dia 11 de fevereiro, alegando que já não tinha a força física necessária que o cargo lhe exigia. Termina as suas funções sem qualquer cerimónia amanhã, dia 28, pelas 19h00, altura em que irá para Castel Gandolfo, a sua residência de férias, onde ficará durante dois meses até regressar ao Vaticano.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o novo Papa deverá ser escolhido até à Páscoa, a 31 de março.
Última audiência do pontificado de Bento XVI reúne mais de 200 mil pessoas
O Papa despediu-se hoje dos fiéis.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites