Com o lançamento da V70 Cross Country, que mais tarde viria a
dar origem à XC70, a Volvo foi uma das primeiras marcas a apostar
no conceito ‘all road’. Agora, a marca sueca recupera esta fórmula
de sucesso com a V40 Cross Country, uma versão mais robusta e
aventureira do modelo que acaba de ser eleito familiar do ano em
Portugal.
Com mais 40 mm de altura ao solo do que a V40 normal, a Cross
Country permite-nos uma divertida e segura utilização fora de
estrada, mas sem que isso signifique menos conforto em viagem. Foi
isso mesmo que comprovei durante os cerca de 185 km que separam
Lisboa de Vila Viçosa, em pleno Alentejo. A posição de condução é
muito boa e os bancos confortáveis, neste caso revestidos em couro
de boa qualidade e com regulação elétrica. Todo o interior é
altamente personalizável, com luzes de LED disponíveis para
iluminar áreas estratégicas. Podemos optar por uma configuração de
cor vermelha a azul, que adapta a luz à temperatura que se faz
sentir no interior do veículo. Ou então, escolher entre mais sete
temas ambiente. O painel de instrumentos é totalmente gráfico e
pode ser personalizado entre três temas, Elegance, Eco e
Performance, mudando de cor e informação disponibilizada consoante
a nossa escolha. Toda a informação do veículo é apresentada num
ecrã de sete polegadas e todas as funções podem ser controladas no
volante ou através dos botões situados por baixo do ecrã.
Em termos de espaço, a V40 Cross Country aloja
confortavelmente quatro passageiros. O lugar traseiro central é
exíguo e não muito confortável, até porque esconde um compartimento
para copos. Caso necessite, por exemplo, de instalar duas cadeiras
de criança, saiba que dispõe de fixações Isofix, porém, o lugar
central deixa praticamente de existir. A bagageira apresenta uma
capacidade de 335 litros, o que significa que convém ser contido na
hora de fazer as malas.
E tal como já é habitual nos modelos da marca sueca, não
faltam sistemas de assistência e segurança. Em estrada destaco a
utilidade do sistema de manutenção na faixa de rodagem, que é
ativado a velocidades entre os 65 e os 200 km/h e controla as
marcas da estrada através de uma câmara de visão dianteira e nos
avisa com uma vibração no volante. Igualmente eficiente é o sistema
de informação do ângulo morto em ambos os lados do carro. Numa
utilização mais citadina, a Cross Country conta com o sistema de
ajuda ao estacionamento e informação de sinais de trânsito, que nos
mostra os sinais de trânsito no painel de instrumentos através da
câmara de visão dianteira. Destaco também o sistema de deteção de
peões com travagem automática, que nos avisa se um peão se
atravessa à frente do carro e ativa automaticamente os travões até
uma velocidade máxima de 35 km/h. O City Safety é um sistema que em
velocidades inferiores a 50 km/h trava automaticamente se não
conseguirmos reagir a tempo quando o veículo da frente reduz de
forma brusca a velocidade.
Esta versão mais ‘radical’ da V40 está disponível em Portugal
com motorizações diesel (D2, 115 cv; D4, 177 cv) e gasolina (T4,
180 cv). Durante este ensaio conduzimos a versão D2, uma opção
bastante interessante em termos de preço, equipamento e consumos.
Com 115 cv de potência, este motor diesel de 1.6 litros revela-se
bastante eficiente tanto em estrada como em cidade e comporta-se à
altura mesmo quando nos aventuramos em terrenos mais acidentados. É
conjugado com caixa manual de seis velocidades, função Start/Stop e
apresenta valores de consumos bastante interessantes. É certo que
não conseguimos os 3,8 l/100km avançados pela marca, mas numa
utilização mista não fizemos mais de 6,0 l/100 km, o que não me
parece nada mau.
Para além de nos proporcionar uma condução bastante dinâmica,
ágil e descontraída, mesmo em percursos mais sinuosos, a V40 Cross
Country está muito bem conseguida a nível estético, com pormenores
que a diferenciam da versão normal. Saltam de imediato à vista as
jantes até 19 polegadas, pára-choques frontal e traseiro escuro de
contraste, grelha de padrão alveolar, faróis DRL verticais e barras
de tejadilho.
A Volvo V40 Cross Country é uma carrinha para desfrutar e que
consegue aliar elegância com um toque de irreverência.
Preços:
D2 – desde 29.615 euros
D4 – desde 36.095 euros
T4 – desde 33.780 euros