O ensaio de condução aconteceu em Nice. Os organizadores desta
apresentação internacional prepararam um percurso de 130 quilómetros em estrada
de montanha.
Ao início achei a suspensão do GTi demasiado firme para um
automóvel que no dia-a-dia tem de ser rápido em autoestrada e ao mesmo tempo deve
enfrentar o trânsito citadino.
O novo GTi revelou possuir
todas as características técnicas e performances dignas de um pequeno
desportivo compacto.
O Peugeot 208 GTi portou-se
muito bem dinamicamente. Nunca vacilou! Rápido nas acelerações e recuperações.
As jantes de 17 polegadas ‘calçadas’ com uns eficazes Michelin Pilot ajudaram a
domar o pequeno leão. A caixa de seis velocidades muito precisa, acelerações
dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos. Há semelhança do que já tinha acontecido
como RCZ, o motor 1.6 THP a gasolina surpreende pelos consumos de 9,6
litros/100km. Para o tipo de condução que realizámos em estrada de montanha,
com curva e contra curva, o consumo que referi é muito aceitável. Referência
para os rivais diretos do novo GTi. São eles o Ford Fiesta ST, o Renault Clio
RS, o Punto Abarth, Opel Corsa OPC, Citroën DS3 e Volkswagen Polo GTi.
O preço do novo modelo é
atrativo: 24.950 euros.
208 GTi: equipamento de
série
– Aileron
traseiro desportivo
– Airbags
frontais, laterais e de cortina
– AC automático
bi-zona
– Cruise Control
com programação
– Dupla saída de
escape cromada
– E.S.P. –
Electronic Stability Program (totalmente desactivável)
– Faróis de
nevoeiro com cornering
– Jantes em liga
leve 17″ Carbone Storm
– Luzes diurnas e
piscas em LED
– Navegação
integrada
– Óculo e vidros
laterais traseiros escurecidos
– Pack Visibilidade
– Pinças de
travão vermelhas
– Pneu
sobressalente com Jante liga leve 17″
– Retrovisores
exteriores rebatíveis eletricamente
– Sistema de
ajuda ao estacionamento traseiro
– Touch Screen de
7″, com 6 altifalantes, sistema de som Arkamys, tomada USB e Jack,
Bluetooth, e comandos no volante
– Volante em
couro perfurado com monograma GTi
A Peugeot decidiu colocar já à
venda – exclusivamente online – cinco unidades do 208 GTi Limited Edition. É
uma série especial associada ao lançamento, o 208 GTi Limited Edition, que terá
um volume de produção limitado a 79 veículos para toda a Europa.
A série limitada custa 26.600 euros e acrescenta ao nível de
equipamento de série do 208 GTi: cor exterior Branco Nacré Satin, numeração no
painel de bordo e na parte inferior dos vidros laterais traseiros, jantes em
liga leve 17″ Carbone Noir Onyx e centros de roda com contorno.
Peugeot 208 XY
Em Nice, fiquei ainda a conhecer o 208 XY. É o primeiro citadino
no seu segmento a propor, de série, a tecnologia Park Assist, que permite
efetuar um estacionamento semiautomático. O condutor tem apenas que controlar a
progressão do veículo e o espaço circundante.
É uma proposta que pretende conquistar o nicho de mercado dos
“Premium” compactos onde concorre com modelos como o Audi A1, Alfa
Romeo Mito, Opel Adam ou o Mini Cooper.
O novo 208 XY estará disponível com três motorizações – 1.6 THP
156 cv, 1.6 e-HDi 92 cv e 1.6 e-HDi 115 cv – e um único nível de equipamento.
Preços XY
1.6 THP 156 cv > PVP 23.561€
1.6 e-HDi 92 cv > PVP 22.861€
1.6 e-HDi 115 cv > PVP 23.661€
A data de lançamento das duas
novidades em Portugal é 15 de maio.